Qual o certo estalar ou Estralar?

Perguntado por: aconceicao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Estalar e estralar são verbos sinônimos e ambos estão corretos. O verbo estalar é o mais utilizado pelos falantes. Podemos utilizar os verbos estalar ou estralar sempre que quisermos referir o ato de dar estalo, rachar com ruído e acontecer subitamente.

verbo transitivo direto, transitivo indireto e intransitivo Provocar estalido, barulho, ruído em; estalar: estralar os dedos; estralar a língua com os dentes; com a queda, o joelho estralou.

Se estalar pode trazer malefícios. Esse hábito estressa os tendões, cartilagens e ligamentos, além de aumentar a produção de líquidos internos, que são prejudiciais ao movimento articular. Na coluna, por exemplo, esse simples hábito pode predispor ao aparecimento de hérnias e protrusões discais.

Os joelhos, assim como toda articulação apresenta um líquido chamado líquido sinovial, que funciona como um lubrificante, e protetor. Esse líquido possui alguns gases, que quando misturados e ocorre a dobra da articulação estouram ocasionando os estalos.

O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.

Quando estalamos ou dobramos uma articulação, esticamos a cápsula articular e este gás é liberado rapidamente, já que formam-se bolhas com esse movimento”, explica Rodrigo Nakao. E já percebeu como nunca conseguimos estalar a mesma articulação duas vezes consecutivas?

Esse estalo acontece por causa da presença do líquido sinovial nas articulações. Esse líquido, em especial, parece com um lubrificante e contém gases. A liberação e a vibração desses gases gera o som, isso ocorre através da movimentação da articulação.

Muita gente sente estalos no maxilar ao mastigar, mas por não vir acompanhados de dores, deixam pra lá e não dão a devida atenção. A verdade é que os dois casos, tanto de dores como estalos, são sinais de alguma disfunção na Articulação Temporomandibular (ATM).

Existem algumas causas fisiológicas, ou seja, estalos que ocorrem devido à movimentação das estruturas, mudanças de pressão da articulação, ou até mesmo com o crescimento. No entanto, em alguns casos o ombro estalando indicará alguma lesão ou patologia no local e é preciso estar atento aos sinais.

Teste estalar as costas de pé.

  1. Para começar, coloque as mãos nas costas, uma sobre a outra, no centro da coluna.
  2. Pressione as mãos contra a coluna e incline-se para trás.
  3. Continue até ouvir um leve estalo. Nunca incline-se além do ponto de conforto: ao sentir qualquer dor, pare.

Você já ouviu falar nos quiropraxistas? Esse é o nome dado aos profissionais que estudam a prática do estalar, com uma ênfase em técnicas manuais e enfoque nas subluxações. Eles lidam com o diagnóstico no tratamento e na prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos na saúde em geral.

O hábito de estalar o pescoço pode causar fraturas nas vértebras, deslocamento de tendões e ligamentos, além de ser uma prática que pode indicar algum tipo de mania ou tique”, comenta.

Hábito de estalar o pescoço não representa riscos para a saúde.

Por isso, se você quer saber o que pode ajudar a reduzir a dor da cartilagem do joelho gasta, confira a seguir algumas dicas:

  • Pratique atividade física.
  • Faça compressa de água quente ou fria.
  • Use calçados adequados.
  • Procure tratamento médico.
  • Faça fisioterapia.

Não existe nenhuma evidência que estalar cause desgaste. Mesmo assim, não recomendamos estalar as articulações voluntariamente. Os movimentos bruscos ou forçando o extremo da mobilidade articular não é benéfico, e um mau jeito nesses movimentos poderia causar estiramentos das estruturas ligamentares.

O ato de estalar não faz mal, quando ocorre ocasionalmente ou espontaneamente, mas quando repetido com freqüência e com força na articulação estressam consideravelmente os tendões, cápsulas, cartilagens e ligamentos.

De maneira geral não há problema em estalar as costas, mas ainda existem alguns mitos que cercam a ideia de que o ato pode ser prejudicial à coluna. Um deles é que estalar as articulações pode ocasionar artrite, mas isso não é comprovado cientificamente.

No momento em que a pressão passa, a musculatura em volta da articulação relaxa, e isso confere a sensação de alívio na região. Por conta disso, várias pessoas acreditam que o estalo é uma forma de tratamento para dores na coluna.

O ressalto interno do quadril, sentido na região da virilha, é causado pelo atrito do tendão do psoas, músculo responsável pela flexão do quadril. Dependendo da forma com que ele passa sobre o quadril no acetábulo pode causar um “clique”.