Qual o certo consegui ou consegue?

Perguntado por: oviana8 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Vejamos o exemplo: Eu consegui convencer o juiz de que o réu era inocente. O erro cometido pelos estudantes, conforme já registrado, consiste em usar a forma nominal do infinitivo (conseguir) no lugar da forma flexionada (consegui).

1 alcança, obtém, atinge, chega, conquista, realiza, cumpre, ganha, adquire, arranja, granjeia, aufere, logra.

O mesmo que: alcançou, obteve. Tentar obter alguma coisa (objetivo, meta, caminho); alcançar...

Ler é infinitivo. Lê, presente do indicativo.

2 impedido, impossibilitado.

As duas formas conseguisse e consegue-se existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo conseguir mas empregues em diferentes pessoas gramaticais/tempos verbais.

O contrário de conseguir é: 1 fracassar, renunciar, perder.

A forma correta de escrita da palavra é conseguiu, com u no final:

  1. ele conseguiu;
  2. ela conseguiu;
  3. você conseguiu.

É capaz: 1 pode, consegue, controla, logra, tem potencial.

As duas formas existem na língua portuguesa e estão corretas.

As palavras conseguimos e conseguirmos existem e estão corretas. São duas formas conjugadas do verbo conseguir na 1. ª pessoa do plural: nós. Estão, porém, conjugadas em tempos verbais diferentes.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Exemplo: “Ele estava tomando banho quando sua mãe chegou do supermercado.”

Diferença entre ver e vê
Vamos, primeiro, diferenciar as duas palavras: ver é o verbo no infinitivo e vê é a forma verbal conjugada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo. Para você não se perder, acompanhe a conjugação completa: eu vejo. tu vês.

As duas palavras - lê e ler - existem na língua portuguesa e estão corretas.

A dificuldade de aprendizagem de leitura e escrita pode estar ligada com disfunções neurológicas como a dislexia, que pode acarretar lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, troca de letras com sons ou grafias parecidas, entre outros problemas.

1 fácil, simples, tranquilo, moleza, suportável, aceitável, tolerável, folgado, desafogado, natural, espontâneo, pacífico, pacato.

O verbo conseguir apresenta formas irregulares no presente do indicativo, presente do subjuntivo e imperativo. Essas formas irregulares são escritas com o radical consig-: eu consigo, que ele consiga, que eles consigam, consigam eles,...