Qual o certo brechó ou Brexó?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Portanto, se você está procurando um lugar para comprar itens de segunda mão, o termo correto é “brechó”.

Brechó e sebo
O equivalente dos brechós são os sebos, sendo esse últimos são aqueles locais onde são comercializados apenas livros, ainda que nos brechós também sejam encontrados livros.

Os brechós tradicionais são focados apenas em roupas e acessórios de moda e em um bazar, não existe a possibilidade de vender.

Comprar em brechó evita desperdício e, consequentemente, reduz impactos ambientais. Ao reutilizar algo que já foi de alguém, evitamos que aquela peça gere mais lixo, poupando a natureza de todo o trabalho de decomposição do objeto.

No século XIX um mascate chamado Belchior ficou conhecido por vender roupas e objetos de segunda mão no Rio de Janeiro. Com o tempo o nome se transformou por corruptela em "Brechó".

brechó {masculino}
junk shop {subst.} junk store {subst.}

Um brechó de luxo é um tipo de loja especializada em vender roupas, acessórios e outros itens de marcas de luxo e de alta qualidade.

Essa negociação costuma acontecer de duas formas: COMPRA DIRETA - nesse caso, o brechó negocia suas peças no ato do desapego, e o dinheiro já cai na sua mão na hora. Depois, a peça é revendida por um preço um pouco maior e o lucro vai pra loja.

O nome do brechó deve ter relação com o nicho. Você pode colocarBrechó” na frente de outro termo: “Brechó da Ana”, por exemplo. Por outro lado, pode apostar em algo diferente, em outro idioma, ou algo que represente uma qualidade do seu serviço.

2 estabelecimento, feira, loja, mercado.

Além disso, o fator preço também é um indicador decisivo para contrastar os dois negócios, no caso dos bazares se tem preços mais baixos, normalmente não excedendo duas casas decimais em seus valores. Os brechós, por sua vez, possuem preços mais altos, chegando a possuir valores próximos a valores de mercado.

bazares | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Antes de mais nada, você deve entender o conceito de um brechó, que vai além da simples compra e venda de usados. De modo geral, a proposta é disponibilizar roupas, calçados e acessórios como peças para compor looks que não saem de moda.

Belchior

A primeira loja de venda de roupas e objetos de segunda mão do Brasil, surgiu no Rio de Janeiro no Século XIX, fundada por um comerciante português chamado Belchior. Originalmente, era assim que eram conhecidas as lojas de roupas e objetos usados e com o tempo, acabou se transformando em Brechó (Houaiss, 2004).

Comprar roupas e objetos de brechós, então, é uma maneira sustentável de consumo, pois contribui na diminuição do lixo têxtil.

5 Vantagens de comprar em brechó

  • Sustentabilidade. Consumir peças já existentes, aumentando ao máximo o ciclo de uso e tempo de existência de uma peça é uma das maneiras de praticar o consumo sustentável. ...
  • Preços acessíveis. ...
  • Investimento. ...
  • Exclusividade e personalidade. ...
  • Aprendizado.

Bis Boutique Solidaire: A jóia dos brechós. A Bis Boutique Solidaire é o lugar ideal para encontrar artigos de luxo e vintage a preços populares. Difícil achar algo que custe mais que 60 euros.

Em Paris, os brechós também são chamados de “'friperies” e vale ressaltar que há uma imensidão de brechós na cidade e citamos aqui apenas alguns, por isso, vale a pena pesquisar sobre outros lugares que podem ser encontrados por lá.