Qual o certo avisa ou avise?

Perguntado por: aguterres3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

avise

avisatu
aviseele, ela, você
avisemosnós
avisaivós
avisemeles, elas, vocês

Avise vem do verbo avisar. O mesmo que: advirta, comunique, informe, inteire, intime, notifique, previna, aconselhe, recomende.

A forma [avise-me]pode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de avisar] , [terceira pessoa singular do imperativo de avisar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de avisar] .

verbo transitivo
1. Usar ou consumir de forma excessiva, errada ou inconveniente (ex.: ele abusa dos calmantes). 2. Ter relações sexuais com alguém sem o seu consentimento (ex.: foi acusado de abusar da rapariga).

Avisar: É verbo transitivo direto e indireto, ou seja, bitransitivo, admitindo duas formas de regência diferentes: “avisar alguma coisa a alguém” ou “avisar alguém de alguma coisa”. Exemplos: - Avisamos o presidente de que ocorreu uma irregularidade.

1. [Brasil] Rocha por cima da qual passam as águas que depois se precipitam com violência. 2. [Brasil] Rampa íngreme à beira-mar.

verbo transitivo
Reduzir a pó; triturar, trilhar.

A diferença entre me e mim é que o “me” é um pronome oblíquo átono empregado como objeto direto ou indireto, ou seja, desempenha o papel de complemento verbal, não sendo acompanhado por preposição. Já o “mim” é um pronome oblíquo tônico e tem a função de objeto indireto, sendo sempre acompanhado de preposição.

“Avisar que” é utilizado para avisar algo a alguém, enquanto “avisar de que” refere-se a avisar alguém de alguma coisa.

avisar

  1. Presente. eu. aviso. tu. avisas. ele/ ela/ você avisa. nós. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. avisei. tu. avisaste. ele/ ela/ você avisou. nós. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. avisava. tu. avisavas. ele/ ela/ você avisava. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. avisara. tu. avisaras. ele/ ela/ você avisara. ...
  5. Futuro. eu. avisarei. tu. avisarás. ele/ ela/ você avisará

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

As três opções estão corretas, sendo formas conjugadas do verbo dar no imperativo afirmativo.

Basta lembrar que as três opções estão corretas, sendo formas conjugadas do verbo dar no imperativo afirmativo. No entanto, elas se referem a diferentes pessoas verbais, indicando diferentes formas de tratamento. “Dá” indica a 2ª pessoa do singular: “dá tu”. “Dê” indica a 3ª pessoa do singular: “dê você”.

1 anunciar, certificar, comunicar, indicar, informar, inteirar, intimar, notificar, participar, cientificar.