Qual o certo até que fim ou até que enfim?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

As formas "até que fim", "até que em fim" e "até que en fim" são incorretas. A única expressão correta e registrada é "até que enfim".

1 por último, por fim, enfim, em conclusão, afinal.

Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.

Expressão que indica alívio ou contentamento por algo muito esperado ou desejado finalmente acontecer (ex.: até que enfim nos encontramos, meu bom amigo; o barulho parou, até que enfim!).

“Demais” expressa intensidade e quantidade = “muito” (contrário de “pouco”); “De mais” expressa apenas quantidade = “a mais” (contrário de “a menos”, “de menos”).

As duas formas - enfim e em fim - existem na língua portuguesa e estão corretas.
...
Enfim é sinônimo de finalmente:

  1. até que enfim;
  2. enfim em casa;
  3. enfim casados;
  4. enfim sós;
  5. enfim férias;
  6. enfim sexta;
  7. enfim acabou;
  8. enfim chegou.

Indica limitação: 3 no máximo, não mais que, apenas, somente, tão somente, só, tão só.

8 sinônimos de pois bem para 1 sentido da expressão pois bem: Assim: 1 assim, portanto, logo, então, ora, além disso, demais, ademais.

Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

A palavra “trás”, por se tratar de um advérbio de lugar, vem sempre acompanhada por uma preposição e, juntas, formam uma locução adverbial. Já “traz”, sem acento e com a letra “z”, é a forma conjugada do verbo trazer na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2. ª pessoa do singular do imperativo.

A verdade é que ambas existem — debaixo e de baixo —, portanto, estão corretas.

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

Termo utilizado quando se quer dizer que algo teve uma característica acrescentada, que foi aumentada com o passar do tempo. O Brasil está crescendo cada vez mais.

O meme Enfim a Hipocrisia é uma imagem utilizada para falar sobre contradições. Representado por um cachorro reflexivo no horizonte, ele mostra que quem está usando o meme está pensando na hipocrisia do assunto abordado. A imagem viralizou no início de agosto de 2020 e já ganhou diversas versões nas redes sociais.

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado.