Qual o certo a se escrever eu sai ou eu sair?

Perguntado por: oalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Veja: presente do indicativo: eu saio, tu sais, ele sai, nós saímos, vós saís, eles saem; pretérito perfeito do indicativo: eu saí, tu saíste, ele saiu, nós saímos, vós saístes, eles saíram.

Conjugação do verbo "sair"

  1. Presente (Indicativo) eu. saio. ...
  2. Pretérito Perfeito (Indicativo) eu. saí ...
  3. Pretérito Imperfeito (Indicativo) eu. saía. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito (Indicativo) eu. saíra. ...
  5. Futuro do Presente (simples) (Indicativo) eu. sairei. ...
  6. Futuro do Presente (composto) (Indicativo) eu. ...
  7. Futuro do Pretérito (Indicativo) eu.

Em português, Partir, Sair e Ir Embora podem ter o mesmo significado: deixar o lugar onde se está, com destino determinado ou não. No entanto, em alguns casos, o uso de um deles é mais comum que o outro.

Saio: quando usar? Se a frase estiver no presente, use a forma saio, que é paroxítona terminada em O, por isso não é acentuada: sai-o. Lembre-se também de que saio só pode ser usado quando se referir à primeira pessoa do singular (eu).

69 sinônimos de sair para 11 sentidos da palavra sair: Partir: 1 retirar-se, partir, mudar-se, mover-se, ir, evitar, desviar-se, deslocar-se, distanciar-se, ausentar-se, afastar-se, andar, fugir.

A forma correta é saem.

Indicativo

  1. Presente. eu. saio. sais. sai. saímos. saís. saem.
  2. Pretérito Perfeito. eu. saí saíste. saiu. saímos. saístes. saíram.
  3. Pretérito Imperfeito. eu. saía. saías. saía. saíamos. saíeis. saíam.
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. saíra. saíras. saíra. saíramos. saíreis. saíram.
  5. Futuro. eu. sairei. sairás. sairá sairemos. saireis. sairão.

Verbo. Verbo é a palavra que indica ações, estado ou fenômeno da natureza, tais como: sair, correr, chover.

Saiam vem do verbo sair. O mesmo que: andem, movam, vão, apareçam, cresçam, resultem, ataquem, partam, desviem.

verbo transitivo indireto e intransitivo Sair do lugar onde se encontra e ir para outro; partir: saiu para outro país; me despedi quando ela estava saindo. Separar do que se estava preso, ligado: a TV saiu do suporte; os ratos saíram.

Resposta: Ele vem do Latim SALIRE, “saltar, pular, ir para cima”, mudando mais tarde para “passar para o lado de fora, deixar um lugar”.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei): Cantarei até ficar rouca. Dançarei a noite toda. Sorrirei quando tudo terminar.

verbo pode – infinitivo: poder ou podar.

Pretérito perfeito é um tempo verbal que expressa ações no passado. Ele pode ser simples, quando faz referência a uma ação já concluída, e composto, quando aponta um fato passado que se prolonga até o presente (modo indicativo) ou uma ação passada, mas duvidosa (modo subjuntivo).

Deverá dizer-se será que, e nunca “será se”. Será que é uma expressão feita a partir da interjeição será com valor dubitativo (= talvez). Não se trata do verbo ser que introduz uma outra oração, mas, sim, de uma partícula de realce ou expletiva, que acentua a dúvida já presente na interrogativa.

Saia, sem acento agudo.

Uso medicinal da planta saião
O uso mais comum da planta é no preparo de chás. A parte mais usada são as folhas, que também pode-se preparar sucos e pastas para aplicar na pele”, comenta Marlon.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

mentiras | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A palavra passado é uma flexão verbal do verbo passar.

O presente é um tempo verbal que também é conjugado no modo subjuntivo. Contudo, no modo indicativo ele é usado para indicar uma ação habitual que ocorre no momento da fala. Exemplo: Eu abro a janela. Já no presente do subjuntivo, além de ser usado para indicar uma ação presente, pode também indicar uma ação futura.