Qual o certo a baixo ou abaixo?

Perguntado por: rpacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Tanto "abaixo" como "a baixo", e "acima" como "a cima" são termos corretos, mas seus significados são diferentes, e por isso, não podem ser usados de qualquer maneira. O termo "acima", é um advérbio de lugar e antônimo de "abaixo".

A verdade é que ambas existem — debaixo e de baixo —, portanto, estão corretas.

Abaixo, escrito junto, deverá ser usado para indicar que algo está em posição inferior, em lugar menos elevado ou em situação de menor importância. É um advérbio de lugar e sinônimo de embaixo.

As duas palavras estão corretas e devem ser usadas de acordo com o contexto da frase. Abaixo ou a baixo são duas palavras homônimas que expressam sentido de posição. Contudo, quando a palavra é escrita sem separação admite valor de advérbio de lugar, cujo sinônimo é de “embaixo”.

Em cima é uma locução adverbial de posição com significado de: no topo, no alto ou no cume — oposto de embaixo. Exemplo: “o livro está em cima da mesa”. Enquanto encima é uma conjugação do verbo encimar, com significado de colocar em cima ou elevar. Como: “a funcionária foi encimada gerente do restaurante”.

Ou seja, o nome já diz: o sousplat é uma peça que deve ser utilizada embaixo do prato. Isso cria uma espécie de moldura para o prato e protege a toalha de mesa de respingos de comida.

A palavra debaixo é advérbio de lugar e grafada junto. De baixo é formado pelo adjetivo “baixo” precedido da preposição “de”, por isso, grafa-se separadamente. Veja alguns exemplos como advérbio de lugar: As chaves estavam debaixo da mesa.

As duas formas existem na norma culta, mas são usadas em contextos diferentes. “Debaixo de” significa “sob” e sempre precisa de um complemento. Como nos exemplos: – Ele foi se esconder debaixo da mesa.

VEÍCULO DE PASSAGEIROS - veículo destinado ao transporte de pessoas e suas bagagens. VEÍCULO MISTO - veículo automotor destinado ao transporte simultâneo de carga e passageiro.

37 do Código de Trânsito estabelece que nas vias providas de acostamento, para fazer a manobra à esquerda ou mesmo o retorno o condutor deve aguardar no acostamento para a realização da manobra.

UTILITÁRIO - veículo misto caracterizado pela versatilidade do seu uso, inclusive fora de estrada. VEÍCULO ARTICULADO - combinação de veículos acoplados, sendo um deles automotor.

  1. Segue abaixo a foto do evento.
  2. Segue abaixo a lista de formandos.
  3. Seguem abaixo os documentos para matrícula.
  4. Seguem abaixo os dados necessários para inscrição no curso.

Dar errado depois de muito esforço; arruinar, fracassar.

Portanto, a resposta para a frase do título é: Descendo ladeira [de cima] a baixo.

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado. Normalmente a palavra embaixo costuma vir acompanhada da preposição de, formando juntas uma locução adverbial.

Etimologia (origem da palavra baixos). Plural de baixo, do latim bassu, "baixo".

advérbio Em voz baixa: falar baixo.

Aonde ou onde: Qual a diferença? Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.