Qual o celular que é à prova d'água?

Perguntado por: oxavier . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 17 votos

A Samsung é a marca que traz maior variedade de celulares à prova d'água. O Galaxy S21 FE faz parte destes modelos resistentes, com certificação IP68 contra respingos, gotas e profundidade de 1,5 metros, por no máximo 30 minutos.

Depois de o celular cair na água, a recomendação é desligar, deixar secar com ar fresco e procurar uma assistência. Usar arroz ou secador de cabelo são métodos que podem danificar o aparelho. Se o telefone tiver certificação IP68, pode ficar mais tranquilo.

Agora, a empresa divulgou um pequeno teaser do Xiaomi 13 Pro, revelando que o dispositivo será a prova d'água.

A diferença entre o relógio à prova d'água e resistente à água está baseada no período de tempo e na pressão de líquido que a caixa do aparelho consegue suportar. Muitas vezes os termos são usados como sinônimos, por isso, fique atento à quantidade de atmosferas ou ATM que o item é capaz resistir.

Estes modelos de iPhone são resistentes a respingos, água e poeira e foram testados em condições controladas em laboratório: iPhone 14. iPhone 14 Plus. iPhone 14 Pro.

O Samsung desbanca todos os celulares da nossa lista, conquistando o 1º lugar como o melhor celular. Ele tem uma qualidade impressionante, tanto no seu desempenho quanto em acabamento. O processador é um Snapdragon 8 Gen 1, são 12 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento.

Ulefone Armour 8 Pro
O modelo conta com 6GB de RAM, 128 GB de armazenamento, Android 11 e bateria de 5.580 mAh. Praticamente indestrutível, o aparelho da Ulefone só é comercializado na China, mas pode ser adquirido na modalidade de compra internacional.

Não é indicado utilizar o secador de cabelo para recuperar o celular que caiu na água. Até porque, o ar muito quente pode superaquecer os componentes do smartphone. E, mesmo se utilizar o ar frio do secador, você corre o risco de empurrar as gotas para as peças internas do celular.

Esse problema, entretanto, pode ser reparado na assistência técnica. A maior preocupação que o usuário deve ter ao deixar o celular cair na água é com os componentes internos, que são as partes mais importantes do aparelho. O defeito de alguma dessas peças também se reflete no preço de um possível conserto.

Sem dúvidas, essa é uma das indicações mais comuns quando um celular cai água: colocá-lo no pote de arroz cru. Apesar de parecer mito, essa dica pode funcionar, segundo os especialistas. E a principal explicação para isso é devido à capacidade de absorção que o arroz possui.

Use o código de segurança (20 dígitos)
Para encontrá-lo, você deve buscar um selo na caixa do aparelho – a numeração (20 dígitos) aparece ao raspá-lo. Caso o seu smartphone tenha esse código, vá até o site da Xiaomi e insira a numeração no campo correspondente para realizar a verificação.

Para isso, entre no site oficial da Xiaomi e procure pela aba “Autenticação de produto”. Digite o código IMEI ou o número de série (S/N disponível na caixa) no espaço destinado e verifique. O site irá informar se seu smartphone é uma versão original e qual o modelo.

A resistência não é permanente e pode deteriorar-se naturalmente com o passar do tempo. Se o seu dispositivo estiver molhado, não tente carregá-lo. Danos por líquido não são cobertos pela garantia.

Mesmo nos celulares que contam com proteção IP67 ou IP68, o que os torna à prova d'água, a recomendação é para que você desligue completamente o celular antes de começar a limpeza. Isso impede também que toques acidentais na tela acabem por apagar algum aplicativo.

Os modelos de relógio G Watch, G Watch R e G Watch Urbane, assim como os modelos de smartphone LG G6, Q7+, QNote+, G7 ThinQ, V35 ThinQ e G8S ThinQ apresentam resistência à água e poeira, em conformidade com a classificação Ingress Protection (IP67 para os relógios e IP68 para os smartphones).

20 ATM ou 200 metros
- 3 ATM/30 metros (resistentes à água) Os relógios com estas características são resistentes ao contato acidental com àgua (salpicos, chuva, tarefas domésticas...) - 5 ATM/50 metros (impermeáveis) Adequados para banho ou natação se não existir grandes alterações de temperatura.

Apesar de os iPhones acima carregarem a mesma nomenclatura, a Apple informa no site oficial que o iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max podem ficar a uma profundidade máxima de 4 metros por até 30 minutos — dois metros a mais que o restante.

Desligue o aparelho o mais rápido possível
Retirar o líquido externo de quando o iPhone caiu na água não tem segredo, é só balançar, eliminando o excesso e logo depois absorver o restante com uma toalha, seja de pano ou papel.

O posto de celular mais caro do mundo pertence ao iPhone 6 Falcon SuperNova Pink Diamond. Mas mesmo os modelos mais recentes de iPhones tendo valores mais altos que a grande maioria dos smartphones, nada se compara ao valor necessário para adquirir o celular mais luxuoso do mundo.

No topo dos smartphones mais reclamados está o Moto G, da Motorola, com mais de 11.757 queixas de consumidores. Na segunda posição está o Galaxy S4, da Samsung. Cerca de 4.500 consumidores reclamaram do aparelho no Reclame Aqui no último ano.