Qual o CBO de professor de educação infantil?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

FUNÇÃOCODIGO DOCBO
COORDENADOR PEDAGÓGICO2394-05
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL(NIVEL SUPERIOR)2311-10
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL(NIVEL MÉDIO)3311-05
AUXILIAR DE BERÇÁRIO / E OU ADI3311-10

CBO 2312 - Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) - Classificação Brasileira de Ocupações.

O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

22 horas semanais

A convenção da educação básica estabelece jornada mínima de 22 horas semanais para os professores de educação infantil até a 4ª série do ensino fundamental.

Profissional de magistério que atua na educação destinada a crianças de zero a seis anos de idade, correspondente à primeira etapa da educação básica.

Professor: É a pessoa que ensina ciência, arte, técnica e outros conhecimentos, profissional que ministra aulas em todos os níveis educacionais. Educador: É quem ensina a questionar, ter raciocínio lógico, senso crítico, dialogando para ampliar o conhecimento de ambos.

No próprio RCNEI (1998), a nomenclatura utilizada para nomear o profissional atuante com a educação das crianças é Professor de Educação Infantil, sem distinção com o auxiliar.

Qual é a formação necessária para ser professor de educação infantil. De acordo com o Ministério da Educação , a formação mínima para atuar como professor de educação infantil é o ensino médio completo na modalidade normal.

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia. Na Educação Infantil (creches e pré-escolas) e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental, admitem-se professores com formação mínima de nível médio, na modalidade normal.

Para ser professor do Ensino Infantil ou Fundamental, é necessário ser formado em Pedagogia. Profissionais formados em Letras também podem dar aula no Ensino Infantil, em escolas bilíngues.

Agenda do Sindicato - CBO 4110-05 - Auxiliar de Escritório, em Geral - Sindbor - Sindicatos - Fiep.

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos.

R$ 2.275

O salário médio pago pela empresa CEI para o cargo de Professor de Educação Infantil (Brasil) é aproximadamente R$ 2.275 por mês, ou seja, 39% acima da média nacional.

R$ 2.326,00

Hoje quem trabalha como Professor de Educação Infantil ganha em média um salário de R$ 2.326,00.

R$2.832

O salário médio nacional de Professor De Creche é de R$2.832 em Brasil.

A Lei nº 12.796/2013 também estabelece que a educação infantil — contempla crianças de 4 e 5 anos na pré-escola — será organizada com carga horária mínima anual de 800 horas, distribuída por no mínimo 200 dias letivos.

A duração da hora-aula para professores da educação infantil até a 4ª série do ensino fundamental e cursos livres é de 60 minutos.

O Ministério da Educação (MEC) estabelece o mínimo de 7 horas diárias para período integral e 4 horas para meia jornada na educação infantil, levando em consideração o tempo corrido que a criança permanece na escola.

Uma professora de berçário, também chamada de professora de pré-escola, é responsável por educar e cuidar de crianças de idades entre 3 e 5 anos.

Também conhecida como ensino infantil, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, que estão tendo os primeiros contatos com a escola, e por isso mesmo integra ensino e cuidado, funcionando como um complemento da educação familiar.

Desenvolver a capacidade de analisar os princípios educativos e metodológicos da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Educação Básica; Analisar e desenvolver propostas de organização do trabalho pedagógico para promover o desenvolvimento integral das crianças.