Qual o cateto oposto de 30 graus?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Essa medida é válida para todo triângulo que possui um ângulo de 30°, assim, independentemente das medidas de seus lados, o cateto oposto ao ângulo de 30° sempre terá metade do comprimento da hipotenusa.

Assim, independentemente dos comprimentos dos lados de um triângulo retângulo que possui um ângulo de 30°, por exemplo, o seno de 30° sempre será igual a 1/2, pois, em um triângulo retângulo que possui um ângulo de 30°, a hipotenusa tem o dobro do comprimento do cateto oposto a esse ângulo.

16 a) Como você faria para obter um ângulo de 30° no triângulo RUA? Proposta de resolução: Espera-se que os estudantes encontrem o ângulo de 30° traçando uma das alturas do triângulo equilátero. Se necessário, enfatize que esta altura é a bissetriz de um ângulo de 60°.

Num triângulo retângulo, a hipotenusa é o lado maior, o cateto "oposto" é o lado em frente a um dado ângulo e o cateto "adjacente" é o lado que forma o ângulo. Usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos.

Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é o maior lado, o cateto "oposto" é aquele em frente a um determinado ângulo, e um cateto "adjacente" é aquele ao lado de um determinado ângulo. Nós usamos palavras especiais para descrever os lados dos triângulos retângulos.

O cateto oposto está logo à frente do ângulo, formado pela hipotenusa e pelo cateto adjacente. Contudo, quando ambos são elevados ao quadrado, eles resultam o total da hipotenusa, sendo assim: a² = b² + c².

sen60° = sen2·30° = 1/2·1/2 = 1/4. Entretanto, observe que o seno de 60° não é igual a 1/4.

Considere um triângulo retângulo em que os catetos medem a e b e a hipotenusa mede c. O teorema de Pitágoras determina que o quadrado da medida da hipotenusa (c2) é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos (a2+b2). Portanto, a fórmula do teorema de Pitágoras é c2=a2+b2.

Como medir os ângulos?

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

Dado um ângulo de 35º, para obtermos o valor do seu seno digitamos o valor 35 e em seguida a tecla SIN. Nesse caso aparecerá no visor o número irracional 0,5735764363510460961... . Isso significa dizer que sen35º = 0,573576... , um número irracional, pois é uma dízima não periódica.

Resposta correta: Aproximadamente 36,37 m. O prédio, a sombra e o raio de Sol, determinam um triângulo retângulo. Utilizando o ângulo de 30° e a tangente, podemos determinar a altura do prédio.

Seno e co-seno de ângulos notáveis (0°, 30°, 45°, 60° e 90°)

X90º
sen x01
cos x10

Daí, por exemplo, o sen 330 = - ½, pois o seno no 4 quadrante é negativo.

Ele pode ser agudo, reto, obtuso ou raso. O ângulo é uma região delimitada por duas semirretas. Para medi-lo, há duas possíveis unidades: grau ou radiano. De acordo com a sua medida, ele pode ser classificado em agudo, reto, obtuso ou raso.

Chamamos de ângulo agudo quando a sua abertura em grau é maior do que 0° e menor que 90°.

Ângulo agudo: Ângulo cuja medida é maior do que 0 graus e menor do que 90 graus. Ao lado temos um ângulo de 45 graus.

Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.

Comece somando os dois ângulos conhecidos: suponha que esses dois ângulos sejam 80° e 65°. Ao somá-los (80° + 65°) você obtém o resultado 145°. Subtraia esse resultado de 180°. Como a soma dos três ângulos deve resultar em 180°, ao subtrairmos desse total a soma dos dois ângulos conhecidos obtemos a medida do terceiro.

Um triângulo é chamado retângulo quando tem um ângulo reto, ou seja, de 90º. Em particular, a medida de seus lados obedecem o Teorema de Pitágoras: a² + b² = c², onde c é o maior lado e lado oposto ao ângulo reto.