Qual o caso criminal mais famoso do Brasil?

Perguntado por: umorgado . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

1. O Caso Suzane Von Richthofen. Em outubro de 2002, o país ficou em choque com a notícia do brutal assassínio dos pais de Suzane von Richthofen, Manfred e Marísia, que foram mortos a pauladas por Suzane e seus cúmplices, o então namorado Daniel Cravinhos e seu irmão Christian Cravinhos.

O maior julgamento em número de réus da história do Brasil começa amanhã em Belém (PA). Cento e cinquenta policiais militares vão responder pelo massacre de Eldorado do Carajás, no qual foram mortos 19 trabalhadores sem terra que participavam de uma passeata numa estrada no sul do Pará.

Entenda mais sobre os crimes mais cometidos no Brasil

  • Tráfico de Drogas.
  • Furto.
  • Roubo.
  • Latrocínio.
  • Receptação.
  • Homicídio.

Liana Bei Friedenbach nasceu em São Paulo, no dia 6 de maio de 1987, e foi assassinada em Juquitiba, no dia 5 de novembro de 2003. Felipe Silva Caffé nasceu em 1 de julho de 1984 e foi assassinado no dia 2 de novembro de 2003. Liana era filha do advogado Ari Friedenbach.

Os cinco dos piores crimes não resolvidos no Brasil são:

  • Assassinato e tortura da garota Araceli;
  • Caso Celso Daniel;
  • Assassinato de PC Farias;
  • Assassinato de Marielle Franco;
  • Tentativa de homicídio contra Jair Messias Bolsonaro.

Na noite do dia 31 de outubro de 2002, Manfred e Marísia von Richthofen foram assassinados a pauladas pelos irmãos Cravinhos, Daniel e Cristian, a mando da filha do casal, Suzane von Richthofen. O crime chocou o país tanto pela participação de Suzane quanto pela forma como foi premeditado.

Ao todo, entre os anos de 1978 e 1991, Jeffrey Dahmer matou, no total, 17 homens e, por conta disso, ele foi condenado a 15 prisões perpétuas.

O júri popular dos acusados de matar o auditor da Receita Federal José Antônio Sevilha foi considerado o mais longo da Justiça Federal brasileira, de acordo com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Foram 18 dias de julgamento, entre 5 e 22 de outubro de 2022, até a sentença.

Tribunal de Justiça de São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo é considerado o maior tribunal do mundo em volume de processos.

Ao todo, Beatriz Abagge e Celina ficaram presas por três anos e nove meses na Penitenciária Feminina do Paraná e por mais dois anos em prisão domiciliar.

A Bahia lidera a lista e tem os quatro municípios mais violentos do país: Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari (veja na lista abaixo).

O artigo 76 do Código Penal , prevê que em concurso de infrações, a pena mais grave deverá ser executada primeiro. No caso, o referido dispositivo refere-se aos crimes apenados com reclusão e detenção. Crime (mais grave) – reclusão e detenção até 30 anos; ação penal pública e privada; tentativa é punível.

Já os crimes leves, de acordo com o especialista, são aqueles sem violência ou grave ameaça, como furto leve, estelionatos de pequeno valor ou fraudes.

Contravenção (mais leve) – prisão simples até 5 anos; apenas ação penal incondicionada; tentativa não é punível. Ambos são infrações penais, ou seja, de maneira geral, não seria errado classificá-los como crimes, pois não há diferença substancial entre os conceitos.

Nesse sentido, de acordo com relatório de 2022, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, o município de Dourados se destacou como o mais eficiente no combate ao crime e atendimento à comunidade. Em comparação com 2021, só o número de homicídios, por exemplo, teve queda de 50%.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu hoje (10) manter a internação de Roberto Aparecido Alves Cardoso, conhecido como Champinha, no hospital psiquiátrico Unidade Experimental de Saúde, em São Paulo.

Champinha, que era menor de idade, foi considerado inimputável pela lei e até hoje, quase vinte anos depois, ainda cumpre medida de segurança.

Champinha passou a adolescência na zona rural de Embu-Guaçu, na grande São Paulo. Era de pouca conversa e arrumava brigas com frequência. Quarto filho de uma família de cinco irmãos, Champinha ficou em uma escola da região até os 14 anos.

Pedrinho Matador

O mineiro Pedro Rodrigues Filho, conhecido como 'Pedrinho Matador', foi morto na manhã deste domingo (5), no Bairro da Ponte Grande, em Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. Considerado o maior serial killer do Brasil, Pedrinho Matador tinha hoje 68 anos e era natural de Santa Rita do Sapucaí.

Pistoleiro, justiceiro, maníacos: quem são maiores 'serial killers' do país Da esquerda para direita, de cima para baixo: Francisco das Chagas, Tiago da Rocha, "Maníaco do Parque" e "Vampiro ...

A violência letal no Brasil atingiu o recorde histórico em 2017, quando mais de 64 mil pessoas foram assassinadas e a taxa de mortalidade chegou a 30,9 por 100 mil habitantes. Desde 2018, no entanto, o país tem reduzido anualmente a taxa de mortes violentas intencionais, chegando a 22,3 em 2021.