Qual o carrapato que passa doença do carrapato?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Doença transmitida pelo carrapato-estrela ou micuim, infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii.

carrapato-estrela

As espécies mais perigosas são o carrapato-estrela e o carrapato-vermelho-do-cão. Eles oferecem vários riscos não somente aos outros animais mas também para nós seres humanos, transmitindo doenças como a febre maculosa e erliquiose.

Isto é, o carrapato precisa ser infectado pela bactéria a partir de hospedeiros infectados em bacteremia, ou seja, que estejam com a bactéria circulando no sangue. A taxa de infecção de carrapatos pela bactéria é 0,5% a 1% quando a transmissão é relacionada ao Amblyomma sculptum.

O carrapato comum são aqueles que habitam cachorros e gatos. Para identificar o tipo de carrapato encontrado, basta olhar para a forma do parasita. Enquanto os carrapatos-estrelas possuem uma espécie de "desenho" em formato de estrela em seu escudo, os comuns são arredondados nas cores marrom e cinza.

Os sinais incluem: Área vermelha (chegando às vezes a cinco centímetros de diâmetro) ao redor da picada. Erupção cutânea. Sensação de mal-estar geral (dores musculares, dor de cabeça, febre, fraqueza)

Embora ela tenha uma fase com poucos sintomas, como a erliquiose, alguns dos rastros evidentes da doença do carrapato no cachorro são anemia, mucosas (gengiva, olhos e interior dos genitais) amarelas ou pálidas e insuficiência renal aguda, que causa sinais como pouca ou nenhuma urina e urina escura.

Sangramento nasal, pela urina ou pelas fezes; Apatia; Perda de peso; Febre.

Após um período de incubação que dura entre 8 a 20 dias, a bactéria Erlichia passa a se multiplicar em órgãos como o fígado, o baço e os linfonodos. Assim, na fase aguda, pode ocorrer a inflamação destas regiões.

Febre Maculosa: transmitida pelo carrapato-estrela, doença pode levar à morte. O período entre os meses de maio a outubro é o de maior risco para o parasitismo pelo carrapato-estrela e, consequentemente, para a ocorrência de casos de febre maculosa.

Carrapato-vermelho-do-cão (rhipicephalus sanguineus)
Além disso, esse parasita é bastante típico das áreas urbanas, ou seja, se você mora em alguma cidade grande, fique atento. Essa espécie faz parte da lista dos tipos de carrapatos perigosos para os cãezinhos.

Carrapato-estrela: afeta tanto os animais quanto humanos; Carrapato-vermelho-do-cão: espécie mais comum em cachorros e também muito perigosa, já que transmite as doenças babesiose, erliquiose e anaplasmose.

“Na hora de tirar, lembrando que a bactéria está na saliva do carrapato, se apertarmos ou esmagarmos, ele pode inocular mais saliva ainda e a gente pode entrar em mais contato com bactérias capazes de causar doença.

A mais preocupante é a Erlichiose, doença do carrapato mais comum. Para que o carrapato infectado passe a doença para o cão, pode levar entre 3 e 12 horas. A ação mais rápida do remédio é de 4 a 6 horas. Ou seja, o carrapato pode infectar o cão antes mesmo dele morrer.

A doença do carrapato em cachorro sempre deixa os tutores preocupados, e uma das maiores dúvidas é se o problema é curável ou não. A resposta é positiva! É o que explica a veterinária: “Sim, a doença do carrapato tem cura. Quanto antes o animal for diagnosticado, maior as chances de cura da doença do carrapato.

Embora não exista vacina, há sim cura para a doença do carrapato. Basicamente, quanto mais cedo os sintomas forem observados e o diagnóstico for dado, maiores as chances de cura.

Uma boa opção são as rações úmidas, acrescentar uma colher de sopa da ração úmida na ração seca já pode promover o efeito de aumentar sua palatabilidade. Lembre-se que a ração úmida deve ser usada com moderação, principalmente se for um alimento inédito para o pet. Caso tenha dúvidas converse com o veterinário.

O Doxifin é um medicamento antibiótico formulado à base de Doxiciclina. Ele é eficaz para o tratamento de vários tipos de infecções bacterianas como infecções respiratórias, leptospirose e gastroentéricas. Além disso ele é o medicamento mais indicado para o tratamento da Erliquiose, a famosa doença do carrapato.

Identificada nos primeiros dias, a febre maculosa canina tem cura, podendo ser tratada com a ajuda de antibióticos. Já em estágios avançados, ela pode ser irreversível e fatal. Agora você já sabe os sintomas de carrapato-estrela e os principais riscos!

Amblyomma cajennense

09/12/2021. Apesar de muitos não saberem, existem mais de 800 tipos de carrapatos. Os mais conhecidos são o carrapato de cachorro e o carrapato marrom de cão. Porém há um deles que precisamos tomar cuidado, seria o Amblyomma cajennense, popularmente conhecido como carrapato-estrela.

Depois de se alimentar do sangue, o carrapato comum dos cães tem cor cinza e cerca de 1 cm de diâmetro. Apesar de muitas vezes serem considerados como pulgas e outros insetos, os carrapatos na verdade são aracnídeos, da família das aranhas, e têm oito patas.