Qual o cargo mais alto da ONU?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

secretário-geral das Nações Unidas

O secretário-geral das Nações Unidas é o mais alto funcionário das Organização das Nações Unidas e chefe da Secretaria da ONU.

Segundo o artigo 23º da Carta das Nações Unidas, os membros permanentes do Conselho de Segurança são: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China. Além do Brasil, os países eleitos para o biênio de 2022 e 2023 foram Albânia, Gabão, Gana e Emirados Árabes Unidos.

A ONU é uma aliança de estados com atualmente 193 estados membros de todas as regiões do mundo. As Nações Unidas são uma organização global cujas tarefas são assegurar a paz e proteger os direitos humanos e internacionais. Todos os estados membros juntos cobrem uma área de 133,81 milhões km² e 7,88 bilhões pessoas.

Os cinco membros permanentes são a China, os EUA, a França, a Rússia e o Reino Unido.

Os dois principais órgãos que estruturam a Organização das Nações Unidas são a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança, que são as instâncias máximas decisórias desse organismo internacional.

O Brasil ocupará assento não permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas no biênio 2022-2023. Será a 11ª vez que o país integrará o mais importante órgão responsável pela segurança coletiva internacional. A última vez foi no biênio 2010-2011.

O Brasil é membro fundador da Organização das Nações Unidas e participa em todas as suas agências especializadas. O Brasil está entre os vinte maiores contribuintes das Nações Unidas em operações de paz.

São diversas as áreas de atuação e formações que podem abrir as suas portas para trabalhar na ONU.
...
Programa de Estágio da ONU

  1. Relações Internacionais;
  2. Direito;
  3. Jornalismo;
  4. Comunicação;
  5. Ciências sociais;
  6. Línguas;
  7. Ciências Políticas.

Brasília

A maioria dos organismos da ONU no Brasil tem sede em Brasília, porém existem outros com sedes no Rio de Janeiro e em Salvador.

Requisitos das vagas para trabalhar na ONU
A primeira fase da seleção consiste apenas no cadastro no sistema, envio de documento de identificação, diploma da graduação, currículo e de uma carta de motivação. Os candidatos que forem aprovados serão chamados para um teste de conhecimentos gerais.

A ONU é constituída por seis órgãos principais: a Assembléia Geral, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Segurança, o Conselho de Tutela, o Secretariado e a Corte Internacional de Justiça. Os cinco primeiros tem sede em Nova York, EUA, e o último em Haia, Paises Baixos.

Desde a sua criação, a ONU desenvolveu e criou uma série de programas, escritórios e agências especializadas, que tem como objetivo facilitar a cooperação entre os países para alcançar melhorias em áreas como direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e ...

São eles: Assembléia Geral, Conselho de Segurança, Conselho Econômico e Social, Conselho de Tutela, Corte Internacional de Justiça e Secretariado.

Lançado em 2000, o Pacto Global da ONU é uma chamada para que empresas alinhem suas estratégias e operações pautadas em dez princípios universais divididos em quatro pilares distintos: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.

A ONU tem o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, as mudanças climáticas, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos, o desarmamento, o terrorismo, a igualdade de gênero, a produção de alimentos, as emergências de saúde etc.

O principal objetivo da ONU é garantir a estabilidade das relações entre diferentes nações do mundo, evitando conflitos e guerras entre países. Ela atua como mediadora em situações de tensão. Além disso, os países membros devem seguir suas regras, que são pautadas nos Direitos Humanos.

Atualmente a função de representante do Brasil na ONU é ocupada por Ronaldo Costa Filho. Ele foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019.