Qual o capim que tem a raiz mais profunda?

Perguntado por: lsampaio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

MG5

“O MG5 já tem raiz mais profunda e ele vai demorar um pouquinho mais, mas ele vai se firmando.

Braquiária

Braquiária: é a principal pastagem do Brasil. De origem africana, tem boa adaptabilidade no cerrado e no clima tropical. Com raízes que alcançam até quatro metros de profundidade, tem capacidade de reciclar os nutrientes do solo. De todas as forrageiras, a braquiária é a menos exigente quando o assunto é fertilidade.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca. É importante lembrar que durante o período seco ocorrem, também, baixas temperaturas e dias curtos, fatores que afetam negativamente o crescimento e a produção das forrageiras.

8 cm

Em consórcio com culturas anuais, a semeadura das braquiárias deve ser em torno de 8 cm de profundidade, destacando-se as Brachiaria brizantha e Brachiaria decumbens.

Tifton 85 apresenta características como porte mais elevado, colmos mais compridos, folhas mais extensas e de coloração verde mais escura e estolões que se expandem rapidamente, possuindo rizomas grandes e em menor número (BURTON; GATES; HILL, 1993) do que as das outras cultivares deste gênero.

Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.

Vetiver

Vetiver, o capim campeão contra a erosão.

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Brachiaria Humidicola

As melhores opções de capim para terrenos arenosos e de baixa fertilidade são: Brachiaria Humidicola; Brachiaria Decumbens.

Desenvolvida na Flórida, Estados Unidos, o capim vaquero (Cynodon dactylon), constitui-se de uma gramínea de boa tolerância ao frio sendo adaptada a várias condições climáticas do Brasil e com isso com considerável potencial de utilização nos trópicos e subtrópicos.

Os melhores tipos de capim para gado

  • Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. ...
  • Brachiaria Decumbens. ...
  • Brachiaria Humidicola. ...
  • Brachiaria Ruziziensis. ...
  • Panicum Maximum.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

capim-elefante

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).

SISTEMA RADICULAR
Raízes com até 4 metros de profundidade.

O plantio deve ser feito no início da estação de chuvas, em sulcos de aproximadamente 20 e 30 cm de profundidade.

30 anos

Manejo correto da pastagem pode prolongar vida útil por mais de 30 anos.

O período para a formação da área varia de 45 a 60 dias. O prazo de formação dependerá de fatores de fertilidade de solo, fatores climáticos e manutenção da umidade do solo.

As áreas de Tifton recebem 20 cabeças por hectare e de Brachiarão 10 cabeças.

Até a idade de 49 dias de rebrota o capim-tifton 85 manteve os teores de fibras, no entanto, observa-se queda nos teores de proteína bruta e digestibilidade da matéria seca. O feno de tifton 85 adubado com 300 kg ha-1 de N e colhido até os 35 dias de rebrota apresenta maior produção de MS e melhor valor nutritivo.