Qual o capim mais resistente para pasto?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.

As gramíneas Brachiaria são as mais utilizadas nas cadeias de produção de carne no Brasil, sendo a Marandu e a B. decumbens as que são oferecidas em quase todas as etapas do sistema. Se bem manejadas, são uma boa opção para animais em recria e engorda.

Conforme explicou o agrônomo, os Panicuns costumam ser mais produtivos que as Braquiárias para a engorda dos animais, porém exigem mais fertilidade do solo, ou seja, o planejamento forrageiro e a gestão da fazenda devem ser mais avançados que a média para a obtenção de todo o potencial.

Manejo correto da pastagem pode prolongar vida útil por mais de 30 anos.

Cerca de 50 toneladas de matéria seca por hectare/ano, média de 30% a mais do que as cultivares disponíveis.

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

Vetiver, o capim campeão contra a erosão.

Humidicola e Quicuio são a mesma coisa.
Quicuio é um nome mais popular que o pessoal usa. Mas a Humidicola é muito boa. Além disso, você tem também gramíneas que pode plantar, como Canarana, o Tango (Tangola), que são gramíneas que vão bem em áreas encharcadas.

“O MG5 já tem raiz mais profunda e ele vai demorar um pouquinho mais, mas ele vai se firmando.

O capim-mombaça é uma alternativa para áreas de solo com maior fertilidade, sendo indicada na diversificação das pastagens em sistemas intensivos de produção animal. Sua adoção tem se dado especialmente em áreas de produção de leite e, mais recentemente, em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

A mais utilizada é o capim-marandu, também conhecida como braquiarão ou brizantão, mas o capim-piatã, por apresentar um valor nutritivo mais alto e proporcionar maiores ganhos de peso aos novilhos, é a que reúne melhores condições para a fase de acabamento.

A produtividade do capim mombaça pode ser avaliada em razão da sua persistência média. Diferentemente de algumas espécies, esse tipo de forrageira apresenta uma produção máxima que gira em torno de 15 arrobas por ano por hectare e uma persistência média de seis anos.

Por exemplo, um boi de 400 kg de PV irá consumir cerca de 10 kg de MS/dia, que equivalem a, aproximadamente, 30 kg de silagem, ou 40 kg de capim verde, ou 12 kg de feno.

Sabemos que uma vaca precisa comer em torno de 3% do seu peso vivo por dia, então um animal de 600kg vai precisar consumir 18kg de matéria seca (MS) por dia.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

- Adaptação às condições de clima e solo; - Sistema de manejo; - Resistencia às pragas e doenças; - E qualidade nutritiva.

A época de plantio tradicionalmente utilizada na implantação de pastagens é bastante ampla; vai desde as primeiras chuvas, no início de setembro, até março. São diversos os fatores que levam os produtores a plantarem em diferentes épocas.

Conforme apontou o especialista, de modo geral, o melhor capim para piquete irrigado é o Tifton 85. “Ele é o capim que foi mais pesquisado no Brasil. Tem pesquisas dele até no exterior.