Qual o capim mais resistente ao frio?

Perguntado por: uleiria3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Desenvolvida na Flórida, Estados Unidos, o capim vaquero (Cynodon dactylon), constitui-se de uma gramínea de boa tolerância ao frio sendo adaptada a várias condições climáticas do Brasil e com isso com considerável potencial de utilização nos trópicos e subtrópicos.

Dentre as espécies mais utilizadas no inverno, destacam-se a aveia preta, aveia branca e o azevém.

Tomando como base essas informações, as melhores opções de capim para solos fracos e de baixa fertilidade são: – Brachiaria Humidicola; – Brachiaria Decumbens.

Você poderia plantar o azevém, que é muito boa, com excelente nível de proteína. A própria aveia preta é uma gramínea muito econômica, de baixo custo e de alta palatabilidade, o gado gosta muito e ela é tolerante à geada. E além dessas você pode plantar também alfafa, tem ainda a ervilhaca.

Conheça o capim Miyagi, a pastagem que cresce em poucos dias.

Dentre as forrageiras mais comuns, destaca-se a braquiária decumbens (braquiarinha), mas o andropogon também apresenta boa resistência à seca. É importante lembrar que durante o período seco ocorrem, também, baixas temperaturas e dias curtos, fatores que afetam negativamente o crescimento e a produção das forrageiras.

Cenchrus ciliares - Capim Buffel. É um capim bastante resistente a seca e pode ser plantado em regiões com volume de chuvas de 350 a 700 mm/ano, suportando período prolongado de seca.

“Plantas de capim Andropogon e capim buffel possuem alguma resistência à seca”, diz Martuscello. O capim Massai também pode ser uma alternativa desde que o nível de chuva chegue a 600 milímetros por ano.

brachiaria brizantha

Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens.

Para regiões mais frias são indicados as aveias, trigo, triticale, nabo forrageiro, ervilhaca e cevada. Para regiões quentes e secas, milheto e sorgo, porém, em regiões intermediárias, como a região de Mogi-Mirim, em SP, há o cultivo do painço como excelente alternativa para a rotação de culturas.

Capim-lanudo (Holcus lanatus L.)
Apresenta alta tolerância a umidade e frio. Indicada para pastoreio, podendo também ser conservada em forma de silagem e feno. Esta espécie apresenta crescimento inicial lento, e período de floração longo.

O capim Tupi, nova variedade de Brachiaria humidícola que a Embrapa coloca à disposição dos produtores é uma alternativa para as áreas úmidas sujeitas a alagamentos temporários e para os solos pobres. Com crescimento rápido, o capim Tupi é mais produtivo na seca que a humidícola comum.

As braquiárias decumbens (braquiarinha), humidícola e dictioneura, o andropogon e o estilosantes-campo-grande são forrageiras tolerantes a solos de baixa fertilidade.

capim-elefante

Entre as principais cultivares de capim-elefante, a BRS Capiaçu é também a que apresenta o maior teor de proteína (ver tabela 1).

capim-marandu

A mais utilizada é o capim-marandu, também conhecida como braquiarão ou brizantão, mas o capim-piatã, por apresentar um valor nutritivo mais alto e proporcionar maiores ganhos de peso aos novilhos, é a que reúne melhores condições para a fase de acabamento.

Os melhores tipos de capim para gado

  • Brachiaria Brizantha. Também conhecida como Braquiarão, é uma forrageira de fácil manejo e alto índice nutricional, o que garante maior capacidade de produção. ...
  • Brachiaria Decumbens. ...
  • Brachiaria Humidicola. ...
  • Brachiaria Ruziziensis. ...
  • Panicum Maximum.

Ração para alimentação de bovinos no período da seca é alternativa mais econômica, que utiliza subprodutos de arroz, como o farelo de arroz ou cuim e a quirera ou xerem, respectivamente, com 12% e 8% de proteína bruta.