Qual o cântico de Débora?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 15 votos

O “Cântico de Débora” (Juizes 5) é uma ode triunfal que cele bra a derrota e morte de Sisera no vale de Jezreel, junto ao rio Kishon, perto de Meguido; foi possivelmente composto imediatamente após a vitória (cerca de 1150-1100 a.C) (1).

Em Juízes 5 vemos o cântico de Débora, cheio de gratidão, declarando a justiça e bondade do Senhor, enquanto denuncia a infidelidade de Seu povo. A atitude de Débora deve ser a nossa, constantemente. Deve haver em nós perpétua gratidão ao Senhor por tudo o que Ele tem feito por nós.

DESPERTA DÉBORA” é um movimento de oração, cujo alvo é despertar milhares de mães, biológicas, adotivas ou espirituais de qualquer denominação, comprometidas em orar 15 minutos por dia, para que Deus opere um despertamento espiritual sem precedentes na história da juventude Mundial.

A sua sabedoria e prudência levaram Débora à vitória. Débora conquistou o respeito do povo. Ela era temente a Deus e dedicou a sua vida para o bem do povo. Além da sua sabedoria, ela agia principalmente com amor, como uma mãe ( Jz 5,7).

Débora tem origem a partir do hebraico Debhoráh, que quer dizer “abelha”. Ele tem como raiz semítica o elemento d-b-r, que significa “zumbir, zunir”, e dabhár, que significa “palavra”. Por extensão, outro significado associado ao nome Débora é “mulher trabalhadora e esforçada”, especialmente pela simbologia da abelha.

Tratava-se de uma profetisa, cuja autoridade era tamanha a ponto de hebreus de todas as tribos subirem ao monte levando a ela suas demandas para julgamento. A reputação da personagem fez com que a palmeira debaixo da qual se sentava recebesse seu nome, tornando-a a Palmeira de Débora (Jz.

No texto, Débora exerce a liderança oficial das tribos e convoca os homens à guerra. Já Jael, que não estava inserida nas tribos israelitas, exerce liderança de forma difusa, sendo inclusive, responsável pela morte do comandante do exército inimigo do povo israelita.

Lapidote (nome hebraico que significa "tochas" ou "chamas") foi marido da juíza Débora (Juízes 4:4) e não possui mais relatos na bíblia falando sobre ele. Os rabinos o identificam com Baraque.

Ela foi a primeira juíza de Israel, e, certamente, a pioneira em todo o mundo. Débora também era profetisa, poetisa e líder popular em um tempo da história em que a mulher vivia em situação de inferioridade em relação ao homem.

A Bíblia diz que Débora era uma juíza e não guerreira. Ela não precisaria derramar o sangue de ninguém, ela precisava inspirar confiança aos guerreiros de Israel. Liderar não é somente dar ordens é preciso ser exemplo. Débora mostrou com suas ações que acreditava na vitoria, e arriscou a sua própria vida.

Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque. Ao lado de Barac, a quem confiou cerca de 10 mil soldados, Débora atraiu os inimigos para uma região pantanosa, onde o poder das carruagens canaanitas poderia ser neutralizado.

“E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.” Os israelitas estavam acostumados ver Deus sempre levantar um juiz para os libertar, mas Deus não pode se limitar aos padrões do homem, Ele vai além. Deus levanta Débora, uma mulher como juíza.

A homenagem foi uma iniciativa da vereadora Patrícia Bezerra (PSDB). Criado em 1995, durante a GCOWE (Consulta Global sobre Evangelização Mundial), o grupo nasceu com o intuito de evangelizar as mães para se unirem e orarem pelos seus filhos e famílias.

A história bíblica conta que Débora era uma mulher muito sabia, temente a Deus e usada em profecias. Ela costumava ficar sentava debaixo de uma tamareira e o povo ia constantemente até ela para consultá-la a respeito de suas questões pessoais, ou seja, ela também era uma conselheira e intercessora (Juízes 4:4-5).

Mas Deborah não estava ali apenas como convidada: há três meses, ela própria sofreu os efeitos da repressão policial ao ser atingida por uma bomba de efeito moral que a fez perder o olho esquerdo.

Débora foi um grande exemplo de liderança na Bíblia!
Ela inspirou o povo a lutar e vencer seus inimigos e ajudou a trazer 40 anos de paz sobre Israel. Os israelitas respeitavam Débora como líder (Juízes 4:4-5).