Qual o câncer de útero mais perigoso?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero.

Em sua evolução, caso não tratado, o tumor invade os tecidos vizinhos, especialmente a parede vaginal e os ligamentos que suspendem e sustentam o útero, podendo chegar ao assoalho pélvico e também ao restante do útero. Em casos avançados, a neoplasia pode se estender à bexiga e ao reto (intestino baixo).

“Por essa razão, mais uma vez é importante a conscientização sobre a prevenção desse tipo de neoplasia, pois a taxa de cura em estágios iniciais pode chegar a 95%, quando diagnosticado tardiamente a taxa cai para 50% a 70% em cinco anos.”

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

Taxa de Sobrevida para Câncer de Colo do Útero

Estágio SEERTaxa de Sobrevida em 5 anos
Local92%
Regional56%
À Distância17%
Todos os estágios SERR66%

Sinais e sintomas do câncer metastático

  • Dor e fraturas, quando o câncer se espalhou para os ossos;
  • Dor de cabeça, convulsões ou tonturas, quando o câncer se espalhou para o cérebro;
  • Falta de ar, quando o câncer se espalhou para o pulmão;
  • Icterícia ou inchaço abdominal, quando o câncer se espalhou para o fígado.

O câncer avançado é caracterizado por um dos seguintes aspectos: Dor, sintomas constitucionais, problemas psicológicos, obstrução, sangramento e/ou compressão.

Quando os exames prévios indicam outros problemas de saúde
A incidência de cardiopatias, alterações respiratórias, trombofilia, bem como outros quadros, pode impossibilitar o paciente oncológico de ser operado.

A cirurgia de retirada do útero é indicada para mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero em estágio inicial e câncer nos ovários. É indicada ainda para pacientes que apresentem, miomas, hemorragias, endometriose grave e prolapso uterino.

Estádio IV
É o estágio mais avançado na classificação numérica. O câncer já sofreu metástase, ou seja, espalhou para outras partes do corpo, além daquela em que surgiu. Sem esquecer que também atingiu os linfonodos e os tecidos próximos.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

No estágio III, a doença atinge a parede pélvica ou o terço inferior da vagina. Já no estágio IV, o câncer atinge o reto, a bexiga ou pode ainda apresentar metástase.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores.