Qual o canal mais movimentado do mundo?

Perguntado por: eresende . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Top-10 dos Canais de Navegação mais importantes do Mundo

  • Canal Mar Branco-Báltico. ...
  • Canal do Panamá ...
  • Canal Reno-Meno-Danúbio. ...
  • Canal São Lourenço. ...
  • Canal de Kiel. ...
  • Canal du Midi. ...
  • 2º Grande Canal da China. ...
  • Canal da Mancha.

O Estreito de Ormuz está situado na entrada do Golfo Pérsico, entre Omã, localizado na Península Arábica e o Irã. É uma das principais rotas de comércio e, portanto, trata-se de uma via marítima estratégica por onde transita mais de 33% do petróleo mundial e 20% do transporte marítimo mundial.

Um dos mais conhecidos do mundo é o Estreito de Bering. O estreito de Bering é um espaço marítimo que se estende por 85 quilômetros e separa dois continentes: a Ásia e a América do Norte. É por ele também que passa a Linha Internacional de Data, que funciona como um meridiano oposto ao de Greenwich.

O canal pertence e é mantido pela Autoridade do Canal do Suez (SCA) do governo do Egito. Nos termos da Convenção de Constantinopla, ele pode ser usado "em tempo de guerra como em tempo de paz, por todos os navios de comércio ou de guerra, sem distinção de bandeira".

Pelo cabo, são mais de 26 dias, a um custo extra de US$ 800 mil.

8 horas

Para atravessá-lo, um navio leva de 6 a 8 horas.
Pelo Canal do Panamá passam, por ano, 15 mil navios, o que corresponde a aproximadamente 4% do comércio mundial. As principais rotas que utilizam a estrutura são as associadas à Costa Leste dos Estados Unidos, principalmente com destino à Costa Oeste da América do Sul.

Concluído em 1914, o canal, que custou 375 milhões de dólares à época, foi universalmente considerado um grande feito da engenharia e representou o surgimento dos Estados Unidos como potência mundial.

Taguari-Guaíba

Taguari-Guaíba
Com 686 quilômetros de extensão, no Rio Grande do Sul, esta é a principal hidrovia brasileira em termos de carga transportada. É operada por uma frota de 72 embarcações, que podem movimentar um total de 130 mil toneladas. Os principais produtos transportados na hidrovia são grãos e óleos.

O Canal de Suez é a principal rota comercial marítima do mundo. Ele está localizado no Egito, em uma região chamada de Península do Sinai, na confluência entre a África e a Ásia e muito próximo da costa da Europa.

a) As principais rotas eram a do Mediterrâneo ocidental, cujo comércio era realizado pelas cidades de Gênova, Pisa e Amalfi; a do Oriente, liderada por Veneza e Sicília, e a dos mares Báltico e do Norte, monopolizada nos séculos XIV e XV pelas cidades da Liga Hanseática.

O canal de Suez é um canal artificial localizado no Egito, que liga o mar mediterrâneo com o mar vermelho. Ou seja, ele está entre o continente asiático e africano. Ao Norte fica o Port Said, e ao Sul está o Port Tawfik na cidade de Suez.

estreito de Drake

É conhecido por ser uma das zonas com piores condições marítimas para navegação, em virtude do clima da região. Sob condições meteorológicas preocupantes, o estreito de Drake recebe a alcunha de mar mais perigoso do mundo. O batismo do nome se deu através do explorador britânico, Francis Drake, durante o século XVI.

O Alasca limita-se a leste com o território canadense de Yukon e com a província canadense de Colúmbia Britânica.

Estreito de Gibraltar

Trata-se de uma pequena passagem de 16 km que separa a Europa e a África. O Estreito de Gibraltar é uma abertura natural que separa os continentes europeu e africano.

Possivelmente, o mar vermelho recebe esse nome devido a uma espécie de alga avermelhada (Trichodesmium erythraeum) que estão presentes no mar. Alguns ainda acreditam que o nome foi atribuído pelas montanhas de cor rubra ricas em ferro que surge em alguns trechos (Península do Sinai).