Qual o caminho do medicamento?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

No momento em que os medicamentos são assimilados no intestino, seus princípios ativos vão para a corrente sanguínea e circulam pelos vasos sanguíneos até chegarem no local onde existem seus receptores. Uma vez que os encontram passam a gerar diversas reações.

Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

Assim que a distribuidora de medicamentos recebe um pedido, a última etapa do processo começa. Os produtos são separados e embalados, atendendo todas as exigências de saúde e segurança. Logo em seguida entra em ação o planejamento logístico, que fará com que cada item seja entregue no prazo.

A etapa farmacocinética é composta por cinco fases:

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Biodisponibilidade.
  • Excreção.

A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.

No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.

O processo de medicação em hospitais inclui várias etapas, desde a prescrição médica, transcrição ou verificação da prescrição, dispensação e administração de medicamentos. A entrega de um único medicamento pode envolver 30-40 etapas e, a cada uma, aumenta a possibilidade de erros( 11.

A farmacocinética é uma parte essencial para o estudo da farmacologia, já que ajuda na compreensão da atuação de tais fármacos no organismo. A farmacocinética estuda o caminho do fármaco no organismo, desde a sua administração, absorção, distribuição e metabolismo, até a sua excreção.

TRÊS LEITURAS CERTAS DO FÁRMACO
PRIMEIRA VEZ: antes de retirar o frasco ou ampola do armário ou carrinho de medicamentos SEGUNDA VEZ: antes de retirar ou aspirar o medicamento do frasco ou ampola TERCEIRA VEZ: antes de recolocar no armário ou desprezar o frasco ou ampola no recipiente Nunca confie! Leia você mesmo!

A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas.

A logística farmacêutica engloba os processos de implementação, planejamento, controle de informação e do fluxo de distribuição, gerenciamento dos custos de itens farmacêuticos, etapas de armazenagem e transporte. Dessa forma, por meio dessas fases, o produto chega nas mãos do consumidor com segurança e integridade.

A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo; é sua porta de entrada. Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.

Os sistemas de distribuição fazem parte de uma estratégia logística de longo prazo de uma empresa que visa maximizar a utilidade do tempo, de lugar e de posse. Nessa realidade, existem vários tipos de estruturas alternativas de distribuição que as empresas podem adotar.

Via endovenosa: a administração ocorre diretamente na corrente sanguínea, promovendo rápida absorção.

Fase Farmacodinâmica:
Estuda a interação de um fármaco específico com seu receptor, ou seja, a ação do fármaco em seu sítio receptor com as alterações moleculares e celulares correspondentes (efeito farmacológico), o que culmina no aparecimento do efeito terapêutico requerido.

No processo de absorção, o fármaco é transferido para os fluidos circulantes (sangue e linfa). Um fármaco administrado por via intramuscular, por exemplo, para ser absorvido, isto é, alcançar o sangue, terá de se difundir a partir do local de injeção e atravessar as membranas celulares até os vasos sanguíneos.

4 tipos ou superfamílias de receptores:

  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4Receptores nucleares.

A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. Essas etapas farmacocinéticas ocorrem simultaneamente, e essa divisão é apenas didática.

Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação das. toxinas do organismo.

Contudo, independentemente de o fármaco ser ácido ou básico, a maior parte da absorção ocorre no intestino delgado, uma vez que a área de superfície é mais ampla e as membranas são mais permeáveis (ver Administração oral. As formas de dosagem (p. ex., comprimidos, cápsulas ou soluções)...