Qual o brasileiro que foi para Lua?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos
Marcos Pontes
Nascimento11 de março de 1963 (60 anos) Bauru, São Paulo
Nacionalidadebrasileiro
Alma materAcademia da Força Aérea Instituto Tecnológico de Aeronáutica Naval Postgraduate School
Prêmio(s)Ordem de Rio Branco Ordem do Mérito Militar Ordem do Mérito Aeronáutico Medalha do Pacificador

O primeiro astronauta brasileiro foi enviado ao espaço. O tenente-coronel Marcos Pontes, de 43 anos, foi lançado em uma nave Soyuz, da base de lançamento russa no Casaquistão. Destino: Estação Espacial Internacional, localizada na órbita terrestre, a 360 quilômetros do planeta Terra.

Neil Armstrong

As palavras de Cernan podem não ser tão famosas como a imortal frase dita pelo primeiro humano a botar os pés na Lua, Neil Armstrong, em 20 de julho de 1969: "Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade."

Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”. Ao todo, 12 pessoas caminharam pela superfície lunar e 24 viajaram à lua.

12 pessoas

Depois de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, mais dez astronautas pisaram sobre a superfície lunar. Todos esses astronautas eram do programa Apollo, ou seja, ao todo, 12 pessoas já pisaram na superfície do nosso satélite natural.

Qual o salário de um astronauta? De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.600 anuais, o que dá em torno de R$ 244 mil.

Mortes. Até 2019, dezoito astronautas perderam a vida numa viagem espacial. Treze deles eram americanos, quatro soviéticos e um israelense.

Primeiro brasileiro civil a ir para o espaço, engenheiro belo-horizontino Victor Hespanha se pergunta: "Será que minha vida será normal de novo um dia?"

O tenente-coronel da Aeronáutica Marcos Pontes será o primeiro astronauta brasileiro a visitar o espaço. Há pouco mais de um mês de sua viagem, ele está em um centro de treinamento na Rússia preparando-se para o lançamento do vôo que o levará a uma estação espacial internacional.

8 dias

Até agora, o único brasileiro a ter ido ao espaço é o astronauta Marcos Pontes, que passou 8 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2006. No caso, era um voo orbital: ele decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA, no dia 29 de março.

Yuri Gagarin

O lançamento ao espaço
No dia 12 de abril de 1961, Yuri Gagarin, então com 27 anos, tornou-se o primeiro homem a ser lançado ao espaço.

Essas foram as últimas palavras proferidas por um ser humano na superfície da Lua, em 14 de dezembro de 1972, em tradução livre. Quem as disse foi o último terráqueo a deixar uma pegada no solo lunar, Eugene Cernan, o comandante da Apollo 17.

Os astronautas da Apollo levaram três dias e quatro horas para chegar à lua. Um curto tempo de voo é um critério decisivo para missões tripuladas porque significa menos exposição à radiação para os astronautas.

Bandeira "pioneira" essa que foi cosida pela portuguesa Maria Isilda Ribeiro, que vivia em Nova Jérsia e ajudou a costurar a bandeira norte-americana que se acredita ter sido deixada na Lua, há quase 50 anos.

A NASA, por meio de seu Orbitador de Reconhecimento Lunar (LRO, em inglês), descobriu alguns poços lunares com temperaturas adequadas à vida humana, em torno dos 17 °C. Para efeitos de comparação, a superfície da Lua chega a registrar 127ºC durante o dia e -173ºC à noite.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

As missões à Lua foram conduzidas pelas seguintes nações e entidades (em ordem cronológica): União Soviética, Estados Unidos, Japão, Agência Espacial Europeia, China, Índia, Luxemburgo e Israel.