Qual o bicho que solta espinho?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

ouriço-cacheiro

Quando se sente ameaçado ou é molestado por algum bicho, o ouriço-cacheiro eriça os espinhos, que facilmente se desprendem da pelagem e penetram a pele do agressor.

Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas. Os espinhos dos ouriços-do-mar devem ser extraídos imediatamente.

A alimentação do ouriço é composta de minhocas, aranhas, lesmas, centopeias, formigas, besouros, abelhas e muitos outros insetos. As sementes e algumas plantas também podem ser bons aperitivos, assim como ovos e carcaças de outros animais.

Todas as três estruturas – espinhos foliares, espinhos caulinares e acúleos – podem servir como estruturas de defesa, reduzindo a predação pelos herbívoros. Também podem auxiliar na manutenção da espécie em certos ambientes.

Os espinhos são estruturas duras, secas e que não são capazes de realizar fotossíntese. Eles apresentam algumas diferenças de uma planta para outra, dessa forma, alguns têm origem caulinar e outros têm origem foliar. Espinhos caulinares: os espinhos caulinares surgem a partir de gemas localizadas nas axilas das folhas.

Os porcos-espinhos do Novo Mundo se nutrem, principalmente, de alimentos de origem vegetal. Isso inclui, por exemplo, cascas de árvores, raízes, folhas, frutos, flores e caules. Algumas espécies, por se alimentarem de casca de árvores, são conhecidas como capazes de matar esses vegetais.

Tratamento das picadas de ouriço-do-mar
Compressas quentes podem ajudar a aliviar a dor. Raramente há necessidade de se realizar uma pequena incisão para remover o espinho; deve-se ter cuidado, pois ele é frágil. Quando migra para tecidos profundos, há necessidade de remoção cirúrgica.

Para isso, lave-a em água corrente e depois a mergulhe em um recipiente com água fervente por cerca de cinco minutos. Após isso, retire da água com cuidado e deixe esfriar sobre um pano limpo por mais alguns minutos. Cuidadosamente, puxe a ponta do espinho para removê-la.

Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo. Trata-se de um grande aliado de quem possui uma espinha interna.

Se seu pet brigar com um ouriço, é importante encaminhá-lo para o médico-veterinário o mais rápido possível. “Os espinhos não devem ser removidos por conta própria, esse procedimento é doloroso e, se não realizado adequadamente, pode comprometer a saúde do cão”, orienta Dr. Thiago.

No Brasil, ocorrem oito espécies de porcos-espinhos, uma pertencente ao gênero Chaetomys e sete ao gênero Coendou, que são: Chaetomys subspinosus, Coendou insidiosus, Coendou melanurus, Coendou nychthemera, Coendou prehensilis, Coendou roosmalenorum, Coendou spinosus e Coendou speratus.

Para evitar o aparecimento de animais silvestres, algumas precauções podem ser tomadas, como cuidar para não deixar fontes de alimentação que possam atrair os animais e fechar a entrada de forros e telhado das casas. Não deixar a ração dos cães e gatos nos pratos durante todo o dia.

Para se proteger dos ouriços, vale redobrar o cuidado ao caminhar sobre pedras – pois elas podem ter buracos onde os ouriços costumam ficar. Quando o ouriço atinge o pé de uma pessoa, os espinhos penetram profundamente, e é melhor que sejam retirados por um médico.

Porém, mesmo que o ouriço-terrestre goste de dormir no chão, durante a noite, ele não se comporta bem assim. Afinal, ele gosta de ficar em lugares altos, principalmente em árvores, perto do alimento.

O baiacu venenoso
Alguns de seus órgãos internos – como o fígado, ovários e testículos – e sua pele são extremamente tóxicos e ainda mais letais do que o cianeto. Até agora não há antídoto para neutralizar seus efeitos. A pessoa intoxicada por este veneno sofre de asfixia.

A Adão foi dito que a terra produziria espinhos e cardos para nosso benefício. (Vide Gênesis 3:17–18.) Da mesma forma, a mortalidade foi “amaldiçoada” com os espinhos da tentação e as farpas do pecado, para sermos testados e provados. Isto é necessário para o nosso progresso eterno.

Os espinhos geralmente são brancos, com pontas pretas ou faixas em amarelo, laranja ou preto. Alguns porcos-espinhos têm mais de 30 mil espinhos.

Ao ler o livro desse profeta, percebemos que a presença de espinhos indica a ausência de Deus e, por outro lado, a ausência de espinhos indica a presença de Deus (Isaías 5:5-6; 32:13-16; 55:13). Quando Deus abandonou Israel por sua rebeldia, sua terra secou, se tornou infrutífera e foi tomada por espinheiros.

A Ceiba speciosa, ocorre em outros países além do Brasil e possui muitos nomes comuns que variam conforme a região: barriguda, árvore-de-lã, árvore-de-paina, paineira-rosa, paineira-branca, paineira-fêmea, samaúma, paina-de-seda, entre outros.

O acúleo, diferente do espinho, não é uma modificação foliar nem caulinar. Em geral, é uma projeção pequena e pontiaguda de origem normalmente epidérmica. Também diferente dos espinhos, os acúleos não apresentam tecido vascular.

Caso à população se depare com essa ou outras espécies de animais silvestres, o melhor a fazer é manter distância e acionar o 199, da Defesa Civil, ou 153, da Guarda Civil. “Nós temos o treinamento e equipamentos adequados para fazer o resgate e levar o animal de volta para a natureza com toda a segurança”, disse.