Qual o bicho que representa o time do São Paulo?

Perguntado por: iesteves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

A cidade de São Paulo já tem seu animal silvestre símbolo: a onça suçuarana (Puma concolor capricorniensis), também conhecida como onça parda.

As estrelas vermelhas simbolizam os títulos mundiais que o time já ganhou, que foram em 1992, 1993 e 2005, e as duas amarelas são em homenagem ao atleta Adhemar Ferreira da Silva, que foi o primeiro bicampeão olímpico do Brasil.

O boneco faz referência ao histórico atacante são-paulino Leônidas da Silva, o Diamante Negro. Diamantinho estará ao lado do Santo Paulo, tradicional mascote que já faz parte dos jogos do Tricolor no Morumbi. Leônidas atuou pelo São Paulo de 1942 a 1950, sendo pentacampeão paulista.

O Gavião é o animal representante do time do Corinthians, ganhando fama por causa de sua torcida organizada mais conhecida atualmente por “Gaviões da Fiel”, mas lembrando de que essa ave é apenas um símbolo adotado pela torcida, pois já possui um mascote oficial desde 1929, que é o Mosqueteiro.

Após 30 anos de adoração pela torcida nas arquibancadas, o Porco Gobbato foi oficializado como mascote do clube em 2016, ganhando uma forma robusta e imponente e passando a animar os jogos do Verdão ao lado do Periquito.

Desde que o Santo Paulo foi criado, Severino é o responsável por dar personalidade à mascote tricolor. Antes de encarnar o personagem, ele trabalhava como motoboy para o São Paulo. Na nova área, optou por criar um perfil "velho louco" para o boneco tricolor.

Ligação cristã com o mascote do São Paulo
Inicialmente, por não ter um nome definido, o “vovô tricolor” era conhecido como “CCT da Barra Funda”, uma referência ao Centro de Treinamento da Barra Funda, onde o São Paulo fazia os seus treinos.

Baleia

Baleia foi atribuída como mascote do Santos pela Gazeta Esportiva. De acordo com o Estatuto Social do Santos, aprovado no dia 12 de março de 2011, ficou decidido que a Baleia seria o mascote oficial do clube.

Até hoje o São Paulo Futebol Clube teve apenas uma mascote, que ficou marcada em sua história.

Urubu, mascote do Flamengo, surgiu do racismo das torcidas rivais.

O Clube de Regatas do Flamengo, uma das equipes de futebol mais tradicionais e populares do Brasil, tem como mascote o urubu.

grous

Grou-do-japão
Os grous são animais sagrados do Japão porque incorporam a longevidade. Além disso, essas aves são consideradas amuletos da sorte e bastante representadas nos famosos tsurus. Diz a lenda que quem dobrar mil grous de papel terá seu desejo realizado.

panda-gigante

Ameaçado de extinção, o panda é o animal que representa a China. Impossível falar da China sem se lembrar do panda-gigante. O animal possui concentração unicamente em território chinês, mas em caráter de extinção.

Veja versão atualizada do Dom Corvo, o antigo mascote do Vasco | NETVASCO.

O mascote do Fluminense é o Cartola, cuja escolha está longe de simbolizar alguns dirigentes desonestos de hoje que usam seus clubes como trampolins sociais.

Biriba. Outro mascote reconhecido pelo Botafogo é o cachorro. Sua origem está no mandato do então presidente, e muito supersticioso, Carlito Rocha.

Ao todo, 200.679 internautas participaram da enquete. E, desses, 58.637 (29,20%) apontaram o Almirante do Vasco como o melhor mascote repaginado. Logo em seguida, fechando o top 3, um duelo acirrado entre rivais mineiros: a Raposa do Cruzeiro recebeu 21.187 votos (10,56%), e o Galo do Atlético-MG, 20.066 (10%).

4. O mascote do Flamengo foi adotado em resposta a uma provocação racista que as outras torcidas faziam com o time, que tinha grande número de negros entre os torcedores. Quando o time entrava em campo, as torcidas adversárias gritavam “urubu, urubu”.

Galo

O Galo tornou-se mascote do Atlético no final da década de 1930. Segundo contam, devido a um Galo carijó imbatível nas rinhas de Galo de Belo Horizonte.

“O Rei Leão do Brasil”
Foi a partir daí que o Fortaleza passou a ser chamado de Leão. Juba é o nome carinhoso dado ao mascote. No dia 18 de outubro de 2020, quando o Fortaleza completou 102 anos, foi criada a mascote feminina.

“O símbolo representa a raposa, que transmite os valores com que o Grêmio se identifica, como a inteligência, rapidez e astúcia. Um animal-símbolo que é tradicionalmente e popularmente visto como um vencedor.