Qual o bicho que não tem dente?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Na falta de dentes, seu bico abriga placas de queratina que ele usa para mastigar. O ornitorrinco tem ainda outra peculiaridade: é um mamífero venenoso. Esporas em suas patas traseiras inoculam uma substância tóxica que causa extrema dor a humanos.

Dentes em diferentes grupos

  • Peixes.
  • Anfíbios.
  • Répteis.
  • Aves.
  • Mamíferos.

Como se alimenta de formigas e cupins, não possui dentes. Seu olfato é aguçado, já que é a principal ferramenta para localizar suas presas. Quando encontra um formigueiro, o tamanduá-bandeira fica apenas alguns minutos no local, e logo se dirige a outra fonte de comida.

Os sapos não têm dentes fortes, apenas um serrilhado frágil e, portanto, não mordem ou mastigam os animais que constituem sua dieta. Eles utilizam sua língua que é elástica (fixada na parte da frente da boca, na maioria das espécies) para capturar sua presa em potencial.

Em resumo, os patos não têm dentes e também não mastigam, apenas mordiscam e movimentam os pedaços de alimento no bico. Dessa forma, essas aves apenas quebram comidas macias, mas normalmente engolem tudo inteiro.

Anote aí: 252 é o número de dentes do golfinho; 45 centímetros mede a língua da girafa; 54 litros de água bebe por dia um elefante-marinho-do-norte; 7,8 quilos pesa o cérebro de uma cachalote. Ufa! Já parou para pensar em quantos animais existem no mundo e em como eles são diferentes entre si?

“Há lagartos hoje com dentes no palato [céu da boca], mas eles só servem para prender a comida, nunca para mastigar”, diz Cisneros.

Apesar de não terem uma aparência ameaçadora, os simpáticos invertebrados estão entre os animais que mais possuem dentes na boca. Assim como lesmas e outros moluscos, os caracóis possuem entre 2 mil e 15 mil dentes.

Uma espécie adulta pode ter até 3.000, muito fortes e afiados. Os dentes principais são distribuídos em duas fileiras, e mais duas ou até três fileiras atrás, formadas por dentes que vão substituindo os que vão caindo.

Além de serem quase invisíveis, os dentes dos peixes-dragão são cerca de duas vezes mais afiados do que os de um tubarão.

É o tamanduá-bandeira que parte em defesa própria. Avança em direção à onça-pintada e parece tentar dar um soco com sua forte pata dianteira, munida de garras longas e afiadas - seu interesse é apenas se defender, já que se alimenta de formigas e cupins.

“Em princípio, é um animal bastante inofensivo, mas tem um mecanismo de defesa importante, que é através das garras dele. Ele tem unhas bastante desenvolvidas. Quando acuado, ele pode reagir de forma a atacar seu potencial agressor. Nessas condições, o ataque pode ser bastante perigoso', explicou.

Mas quantos dentes um crocodilo tem? Em média, são de 58 a 72, dependendo da espécie, mas todos têm exatamente a mesma estrutura.

As galinhas não possuem dentes, o bico delas é uma estrutura queratinizada que não tem função de quebrar alimentos. Para substituir os dentes, as galinhas possuem uma cavidade chama de pré-ventrículo, popularmente chamada de moela, ela é cheia de pedra e uma membrana fibrosa para quebrar mecanicamente os alimentos.

Tanto o urso quanto o leão possuem dentição do tipo heterodonte, constituída por cerca de 42 e 30 dentes respectivamente. Analisando os incisivos observa-se em ambas as espécies uma quantidade de 6 dentes em cada mandíbula (superior e inferior) e estes num tamanho bem reduzido.

1. Escaravelho sagrado. É isso mesmo que você está lendo. O escaravelho sagrado está entre as espécies mais fortes da natureza.

mosquitos

Os mosquitos têm 47 dentes. Existem mais de 2700 espécies diferentes de mosquitos e mais de 50 delas são resistentes a pelo menos um tipo de um inseticida.

Assim como os humanos, os cães têm vários tipos de dentes que exercem variadas funções. Se a sua dúvida é quantos dentes tem um cachorro adulto, a resposta é 42 - divididos entre incisivos, caninos, pré-molares e molares.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinopatopatos
Femininopatapatas