Qual o bicho homem?

Perguntado por: omello . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Bicho-Homem é um gigantesco antropófago, de um olho só, e que também só tem uma perna, cujo pé tem forma redonda, deixando pegadas que lembram o fundo de uma garrafa. Pode derrubar até uma montanha com seus possantes murros e é capaz de beber um rio inteiro. Vive oculto nas serranias.

Pessoa que não se apega a ninguém. Fulano não ama ninguém. Ele é bicho-solto.

Significado de Bicho
[Pejorativo] Pessoa considerada muito feia. [Pejorativo] Pessoa de mau gênio; intratável. Pessoa de muito valor, ou que se destaca em alguma atividade. Estudante que acabou de entrar numa universidade; aluno do primeiro período; calouro.

Sinopse. Em É o Bicho!, uma família recebe, como parte de uma herança, um circo e uma caixa mágica de biscoitos. Aquele que come algum biscoito dessa caixa, logo se transforma em um animal.

A narrativa em prosa conta a história de um cão chamado Apolo, seus donos e seu novo amigo Robert. O cão perdigueiro que chama seus donos de “meus humanos” mudou várias vezes de casa e de donos, momentos em que o medo do abandono o acompanhava.

O poema O Bicho, de Manuel Bandeira, retrata como a questão social possui disparidade, trata de uma forma clara o problema da desigualdade social assola a todos, bem como, incita uma discussão acerca da Literatura sob a ótica dela ser fonte para a História.

[Informal] Pessoa intratável ou pouco sociável.

Esse ditado popular tem muito a ver com a indecisão das pessoas em resolver um determinado problema difícil. Soa mais como uma justificativa para não resolvê-lo. O grande imperador francês Napoleão Bonaparte dizia que “pior do que a decisão errada é a indecisão”.

Com isso, o poeta chama a atenção para a condição miserável de um ser humano que não é “bicho”, mas é comparado com um, quando se submete a viver catando comida entre os detritos para matar a fome, devido à falta de oportunidade de uma vida digna, transformando-o num bicho homem.

O poema “O bicho”, escrito pelo autor Manuel Bandeira (1886 – 1968), aponta uma crítica mordaz sobre a realidade social brasileira dos anos quarenta. No entanto, esta mesma realidade de desigualdade e miséria humana se repete até a presente data. Conheça na íntegra o referido poema. Catando comida entre os detritos.

  • Owen Huntington (John Krasinski)
  • Mr. Woodley (Wallace Shawn)
  • Horatio P. Huntington (Ian McKellen)
  • Bullet-Man (Sylvester Stallone)
  • Mario Zucchini (Gilbert Gottfried)
  • Buffalo Bob (James Arnold Taylor)

dickinsonia

Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.

Como brincar
Em cada folha de papel em branco escreva o nome de um animal. Com uma fita adesiva cole nas costas de cada um dos participantes uma das folhas. Os jogadores deverão circular pelo ambiente e fazer perguntas aos outros para que o ajudem a descobrir que bicho ele é, por exemplo: 'Eu tenho patas?

Os insetos bibliófagos compõem um grupo diverso que inclui traças, baratas, cupins, besouros e piolhos-de-livro. Alguns consomem e vivem no papel, outros preferem materiais aplicados ao papel, como cola, goma e gelatina.

Expressão popular que passa a ideia de "destino traçado", ou seja, o que é pra acontecer, vai acontecer.

Na construção do poema, o autor utiliza a metáfora. Isso fica evidente no primeiro verso “Vi ontem um bicho”, que, no final, descobrimos que se tratava de um homem.

Explicação: No poema "O bicho", de Manuel Bandeira, a expressão "meu Deus!" revela a surpresa e indignação do eu lírico diante da revelação de que o bicho, na verdade, era um homem, um ser humano. Essa expressão funciona como uma interjeição, indicando choque, espanto.

Locução substantivaEditar

SingularPlural
Masculinobicho do matobichos do mato
Feminino

Filhotes de onças, jaguatiricas, gatos-do-mato, lobos-guaras, cachorros-do-mato, quatis e outras espécies chegam com frequência nesses locais.

Diz-se que alguém «mata o bicho» quando, pela manhã, antes da ingestão de alimentos, toma uma bebida alcoólica. Por extensão, é também usada para designar qualquer tipo de comida ou bebida que se ingere em estado de jejum.

O dicionário de expressões – dicionariodeexpressoes.com.br – explica o ditado como “quem ficar parado ou acomodado não obterá êxito em nada” e dá como exemplo: "Que bom que sua irmã foi em busca de emprego pois cobra que não anda não engole sapo."