Qual o benefício do Melhoral infantil?

Perguntado por: iantunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O que é: Melhoral Infantil é um analgésico com ação antipirética, portanto, atua aliviando a dor e a febre. Os sinais de melhora nos sintomas (dor e febre) podem ocorrer em prazo variável de dias, após o início do tratamento.

Contra-indicações de Melhoral Infantil
Não deve ser administrada a pacientes com intolerância gástrica ao ácido acetilsalicílico e portadores de lesão hepática grave, além de pacientes hemofílicos. Pelo conteúdo de ácido acetilsalicílico, é contraindicado em casos de dengue suspeita ou diagnosticado.

Melhoral é o nome fantasia de um remédio popular no Brasil. Tendo por princípio ativo o ácido acetilsalicílico (AAS), com efeitos propagados como analgésicos e antipiréticos, é uma droga inibidora da ciclo-oxigenase, uma enzima. No país, é considerado um medicamento de venda isenta de receituário.

O uso prolongado pode causar distúrbios do sistema nervoso central, como dores de cabeça, tonturas, zumbidos, alterações da visão, ou anemia devido a deficiência de ferro. Se ocorrer qualquer uma dessas reações indesejáveis ou ao primeiro sinal de alergia, você deve parar de tomar AAS Infantil.

Para pacientes de risco, a ingestão de uma dose de ácido acetilsalicílico (AAS) a cada três dias pode ser tão eficiente na prevenção de infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e doença vascular periférica quanto consumir o medicamento diariamente.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

  • Reação alérgica;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação estomacal;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Síndrome de Stevens-Johnson.

Não deve ser administrado a pacientes com intolerância gástrica ao ácido acetilsalicílico e portadores de lesão hepática grave, além de pacientes hemofílicos. Pelo conteúdo de ácido acetilsalicílico, Melhoral® Adulto é contraindicado em casos de dengue suspeita ou diagnosticada.

O que o AAS faz na verdade não é “afinar o sangue”, mas sim reduzir a ação das plaquetas. O AAS reduz levemente o risco de trombose, mas ele não age no problema, que são as veias doentes.

Os comprimidos de AAS Infantil devem ser tomados com líquido, se possível após a ingestão de alimentos. Não tome este medicamento de estômago vazio. Este medicamento é indicado para o alívio de sintomas ocasionais.

O AAS inibe a ação da enzima cicloxigenase (COX), que por sua vez diminui a produção de tromboxano A2, um tipo de lipídeo indutor de agregação plaquetária e de vasoconstritores, que juntos formam um ambiente propício para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O mais popular é o AAS (ácido acetilsalicílico), que é um antiagregante plaquetário. Ele é indicado para pessoas que já infartaram ou tiveram um acidente vascular cerebral (derrame) como prevenção secundária (prevenir que aconteça novamente). Entre os anticoagulantes temos, por exemplo, a warfarina e a rivaroxabana.

É seguro tomar AAS diariamente? Sim, se você tem doença aterosclerótica cardiovascular pré-existente. Não se deve tomar AAS por conta própria, pois o risco de sangramento pode contrabalançar o benefício.

“Outras descobertas incluem o fato de que ácido acetilsalicílico (AAS) é mais efetivo se tomado à noite, para fazer efeito de manhã, quando a ocorrência de infartos é maior.

O ácido acetilsalicílico (AAS), conhecido como aspirina, é utilizado para prevenir o infarto, a doença vascular periférica ou o acidente vascular cerebral (AVC). No entanto, o uso constante e diário da aspirina costuma provocar complicações gastrointestinais nestes pacientes.

Tomar os comprimidos gastrorresistentes, de preferência pelo menos 30 minutos antes das refeições, com bastante água.

De acordo com revisão do Clinical Knowledge Summaries, a dose ideal de AAS tanto para prevenção primária como secundária de eventos cardiovasculares é de 75 mg/dia1-3.

O AAS Infantil diminui:
A ação de medicamentos para baixar a pressão arterial; A ação de medicamentos para o tratamento da gota, que aumenta a excreção de ácido úrico (por exemplo probenecida, sulfimpirazona).

Deve-se mastigar os comprimidos antes de tomar água, para que a medicação chegue mais depressa à corrente sanguínea e seu efeito seja mais rápido. Um outro alerta também é importante: o AAS deve ser evitado pelos alérgicos ou hipersensíveis ao medicamento.

Ácido Acetilsalicílico Balm-Labor 100mg, caixa com 20 comprimidos.

O Melhoral é um analgésico e anti-inflamatório indicado para tratar dores e febres, inclusive sintomas de gripes e resfriados. Possui cafeína que potencializa a ação analgésica do ácido acetilsalicílico. Tomar 1 a 2 comprimidos. Se necessário, repetir de 4 em 4 horas, até o limite de 6 comprimidos ao dia.

Esse efeito é popularmente conhecido como afinar o sangue e dura de três a cinco dias. E foi justamente estudando esse prazo de validade do ácido acetilsalicílico no organismo que pesquisadores da Unicamp concluíram que tomar uma quantidade menor pode ser tão eficiente quanto tomar um ou mais comprimidos diariamente.