Qual o benefício do Mastruz com leite?

Perguntado por: rbernardes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

A mistura das folhas de mastruz batidas com leite são muito utilizadas popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.

O mastruz pode ser utilizado no combate das doenças respiratórias, sua eficácia é comprovada após a ingestão da batida de suas folhas com o leite.

Evite tomar o óleo essencial pois esse óleo tem uma concentração maior e pode ser tóxico. Esse chá também não deve ser ingerido se você estiver grávida ou amamentando e também deve ser evitado em crianças. Portanto aconselho você a tomar meia xícara de manhã não mais que 3 dias seguidos.

Segundo esta forma de utilização, o chá de mastruz pode ser ingerido depois de grandes refeições para melhorar a digestão, pois poderá ser capaz de aumentar a produção de suco gástrico.

Rica em vitaminas e minerais, proporciona benefícios a partir do chá, erva moída ao leite ou óleo concentrado. Atenção, os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, palpitações, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas.

Gestantes, lactantes, crianças com menos de 3 anos, pessoas com condições de saúde, como doenças no fígado, rins ou auditivas devem evitar o consumo de mastruz.

Sim, pode tomar.

Para uso na forma de chá, a nutricionista Adriana Stavro recomenda usar 3g (uma colher de sopa) das folhas em 200mL de água fervente e tomar uma xícara duas vezes ao dia antes das principais refeições.

Sendo assim, em uma crise de asma, rinite ou sinusite, basta ingerir uma xícara de chá das folhas de mastruz para já sentir uma melhora significativa. Outra forma de ingerir a erva é a misturando com leite, uma poderosa combinação para eliminação do catarro.

Gargarejos com água e sal. Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

EXPECTUSS® é indicado para o tratamento das doenças broncopulmonares (brônquios e pulmões) agudas e crônicas para facilitar a expectoração (soltar o catarro do peito) quando houver acúmulo de secreção.

Mastruz protege a saúde do estômago
Principalmente quando preparada na forma de chá, a erva de santa maria ajuda a controlar a acidez do estômago, evitando crises de gastrite.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

Beneficia o sistema respiratório. O chá de mastruz contribui para a melhoria do sistema respiratório, pois possui propriedades expectorante, cicatrizante, anti-inflamatória e antiviral, ajudando, por exemplo, a aliviar sintomas de gripes e resfriados, como a tosse, a rouquidão e a coriza.

Esses ingredientes combinados possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e podem ajudar no tratamento de problemas respiratórios, além de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico.

Conhecido pela medicina tradicional para o tratamento de vermes intestinais, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e auxilia a reduzir inflamações nas articulações.

O grande benefício do mastruz é que ele tem atuação antiparasitária, funcionando como vermífugo natural. Além disso, por ter propriedades antissépticas, essa planta também é ótima para tratar infecções, pois combate a proliferação de fungos e bactérias no organismo.

Além de facilitar a digestão, o consumo da erva pode reduzir os problemas gastrointestinais como a constipação, as cólicas e o inchaço abdominal. O mastruz também ajuda no tratamento do refluxo ácido e na gastrite, além de auxiliar na desintoxicação e fortalecimento do fígado.

O que é Mentruz:
Erva rasteira, tida por medicinal, surge espontaneamente em canteiros hortenses, utilizada para chás, para misturar à cachaça e ingerida como aperitivo. Também conhecida como mastruz ou mastruço, é da família das crucíferas e seu nome científico é senebiera pinnatifida.

“Aqui, vale alertar às pessoas que consomem o mastruz por algum motivo, que as sementes e as flores, bem como a planta crua, podem causar intoxicação, conforme descrição na literatura científica.

Posologia e modo de uso: Uso interno: uma colher (sopa) de folhas, flores e sementes para uma xícara de água, tomar 3 vezes ao dia. Também pode ser usado o sumo.