Qual o benefício do Cipó mil homens?

Perguntado por: aribeiro2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Usos tradicionais (Fonte Dataplamt): Abortivo, Afecções nervosas, Amargo, Amenorreia, Antídoto de veneno de cobras, Antirreumático, Aromático, Asma, Convulsões, Diarreias, Dispepsia, Drástico, Enxaqueca, Epilepsia, Estimulante, Febres intermitentes, Feridas, Flatulências, Gota, Hidropsia, Histeria, Nevralgias, Orquite, ...

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

As contra-indicações e malefícios são:
Pessoas com problemas no fígado ou pressão alta devem evitar o consumo.

Suas propriedades ajudam a tratar diversas afecções, como asma, febre, problemas gástricos, má digestão, nevralgia, problemas nos rins, fígado e coração. Seus benefícios são alcançados devido sua ação diurética, sedativa, antisséptico e estomáquico.

Conhecida como ata-brava ou sofre-do-rim-quem-quer, essa planta vem sendo utilizada na medicina tradicional para tratar cólicas renais e como pesticida, levantando interesse para o combate de vetores como o Aedes aegypti.

O “milome” deriva da palavra “mil homens”, inicialmente usada contra a malária. Na medicina popular, o cipó é usado contra picadas de cobras e para dores em geral, e até mesmo no envenenamento de pontas de flechas. Em doses altas, a toxina pode causar náuseas, palpitações e até afetar o cérebro.

H. tomentosa é usada para ácido úrico, como afrodisíaca, em debilidades nervosas, como depurativa, anti-desintérica, doenças venéreas, males oftálmicos (catarata e conjuntivite), males uterinos, tônica, fortalecimento muscular e eczemas na pele (Pott & Pott, 1994; Guarim Neto, 1996).

A espinheira-santa é uma planta medicinal brasileira, amplamente utilizada na medicina popular no tratamento de gastrite e indigestão. Utilizada há séculos pelos índios no Brasil, Peru, Argentina e Paraguai especialmente no tratamento de úlcera, indigestão, gastrites, dores de barriga e cicatrizante.

chá verde

O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado devido as suas propriedades antioxidantes. Além disso, a mistura é capaz de reduzir o colesterol ruim e os triglicerídeos que se acumulam fígado.

No entanto, abaixo estão alguns chás que podem ajudar a complementar o seu tratamento:

  • Folha de uva-ursina.
  • Pó de raiz de hidraste.
  • Cabelo de milho.
  • Folha e raiz de dente-de-leão.
  • Folha seca de bucho.
  • Cavalinha.

Pode estimular o metabolismo; Aumenta a queima de gordura; Pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar na prevenção e tratamento da diabetes: o consumo diário pode ajudar a reduzir a absorção de açúcar no sangue e diminuir a compulsão por carboidratos; Melhora o trânsito intestinal.

As plantas medicinais mais referidas pelos usuários com efeito anti-hipertensivo foram: Hortelã da folha miúda, Chuchu, Pepino, Capim Santo, Camomila, Erva cidreira, Laranja, Graviola, Mentruz, Alcachofra, Berinjela e Macassá.

Como qualquer outra planta, o chá de alecrim possui tem algumas contraindicações e precauções. Não é recomendado para pessoas com problemas de hipertensão, pois pode elevar a pressão arterial, e, em consumo excessivo, pode levar a problemas gastrointestinais.

O uso mais frequente e indicado da argila verde é para controle do excesso de oleosidade da pele, o que é um problema comum entre brasileiros e brasileiras. A argila verde tem pH neutro, o que contribui na amenização de edemas, função secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante.

Além de ser analgésica, é diurética, ou seja, auxilia na liberação de água e toxinas pela urina. Dessa forma, não apenas previne a retenção hídrica, mas também contribui com a saúde cardiovascular. Ela ainda pode prevenir cistites, infecções urinária, a formação de cálculos renais e irritações na via urinária.

Adicione água tépida aos poucos até formar uma pasta cremosa; Antes de aplicar a argila, lave bem o local a ser tratado; Com auxílio de um pincel de madeira (nunca metal), aplique a argila no local desejado; Deixe agir por 20 ou 30 minutos e lave com água morna ou fria.

Entre as ervas boas para preparar chá para desinflamar os rins estão o chá de Quebra-Pedra, o chá de Cana-do-Brejo, o chá de Alfavaca, o chá de Acariçoba e o chá de Mil Folhas.

7 melhores ervas para limpeza natural dos rins

  • Alho. Alho tem um efeito protetor sobre seus rins e outros órgãos. ...
  • Açafrão.
  • Gengibre. Usado há muito tempo na medicina holística, o gengibre contém um composto chamado gengirol, o qual é conhecido por inibir a disseminação de bactérias. ...
  • Arando. ...
  • Raiz de dente-de-leão. ...
  • Salsinha.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.

5 Malva, amor-do-campo, tanchagem, confrei, alecrim, quitoco, agoniada, Erva-de-santa-maria e hortelã.

A cachaça presente na caipirinha é rica em antioxidantes que protegem o coração e combatem o colesterol alto, além de anticoagulantes, substâncias que melhoram a circulação sanguínea e previnem o AVC e a trombose.