Qual o benefício de tanajura?

Perguntado por: emaia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

O elevado teor de proteínas e minerais, bem como a proteção ao meio ambiente, estão entre os benefícios.

Por exemplo, a formiga da espécie Atta cephalotes (tanajura) possui mais proteínas (42,59 %) do que a carne de frango (23 %) ou bovina (20 %).

Cem gramas da parte comestível da tanajura fornece 356 calorias. O inseto possui 45% de água, 20% de proteínas, 28% de lípidios, 4% de hidratos de carbono, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B.

Para saborear a tanajura é preciso ligar antes, para confirmar se tem. Preço: R$ 10,00, o copinho pequeno. Não aceita cartão.

Comer formiga faz bem para a visão? A tradicional afirmação muito ouvida na infância é um MITO. Não existe nenhuma comprovação científica de que se alimentar de formigas traz algum benefício para os olhos.

Chefs de cozinha como Alex Atala e Renato Callefi, estudiosos em alimentação alternativa e entomologistas, todos falam sobre o gosto de erva-doce da tanajura e destacam a textura crocante que estoura na boca como se fosse pipoca.

Geralmente, as tanajuras costumam aparecer com maior frequência em outubro, novembro e dezembro. No entanto, em virtude das chuvas fracas registradas na região recentemente, intercalando o calor e o frio do fim dos meses de março e começo de abril, o inseto começou a aparecer em algumas cidades.

Para prepará-la é preciso uma porção de tanajura, manteiga e sal. "É preciso fazer uma limpeza, para isso a gente mata afogadas em água fervendo", explica o professor Amauri Pinto, que prepara o prato desde pequeno. Em seguida retire as asas e as presas da formiga e depois frite as formigas.

Pássaros e aves domésticas estão entre os predadores mais eficazes contra tanajuras durante a revoada e os pardais constituem um exemplo notável disso. As aves não acabam com as colônias de formigas cortadeiras, mas contribuem para evitar a formação de outras novas.

Içá ou Tanajura é a formiga Saúva responsável pela perpetuação da espécie. Após cerca de 3 anos um formigueiro começa a produzir Içás que voam na Primavera para formar novos formigueiros. Estima-se que apenas 1% das Içás atingem seu grande objetivo.

A capital perdeu muitas das suas características rurais, o asfalto chegou, áreas verdes foram arrancadas e as pessoas passaram a usar pesticidas, levando à perda do ambiente propício para a vida das tanajuras.

Todas as formigas são comestíveis? Não, mas a formiga mais usada nos pratos indígenas é a içá (ou tanajura), a fêmea da saúva.

Alimento nutritivo
Ele tem minerais como cálcio, ferro e tem vitaminas do complexo B”, disse.

Frutas vermelhas ou roxas: ricos em vitamina C. Esses nutrientes têm a função de antioxidantes e flavonoides. Ou seja, combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção de perda de visão.
...
Exemplos de frutas vermelhas e roxas:

  • Morangos;
  • Amoras;
  • Cerejas;
  • Framboesas;
  • Mirtilos;

Ou seja: as formigas estão mais para controladoras de pragas do que para pragas em si. Essa relação entre plantas e formigas também envolve a dispersão de sementes. Sendo assim, esses insetos ajudam na reprodução de diversas espécies vegetais – seja na natureza, seja nas cidades.

A içá fêmea, também conhecida como tanajura, é uma iguaria para os moradores da Bocaina. A formiga limpa, sem cabeça, pernas e asas ganha a companhia de outros ingredientes e se torna um prato muito tradicional na região.

No comércio de rua de Taubaté, a iguaria custa R$ 20 por uma porção de cerca de 100 gramas. Por causa do preço, ganhou o apelido de 'caviar do Vale'. Para os içás chegarem até as feiras, os catadores tiveram muito trabalho e levaram muita ferroada.

Formigas morrem debaixo de água
A verdade é que as formigas são insetos terrestres e, portanto, morrem se estiverem muito tempo debaixo de água. Quando chove, as formigas buscam refúgio nos seus ninhos e esperam que a chuva pare, protegidas sob os túneis dos seus formigueiros.

Elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo.

Quando pensamos em insetos nojentos nossa mente teima em evocar baratas, mas existe outro inseto muito comum que podem carregar mais micro-organismos contaminados do que as tão temidas baratas: as formigas!

Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.