Qual o benefício de suar muito?

Perguntado por: uduarte7 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Suar bastante faz bem para a saúde e é uma das formas de cuidar de todos os tipos de pele! Além de ajudar na produção de colágeno, que deixa a pele mais firme e com menos marcas. Estudos recentes também dizem que o suor tem substâncias que aceleram a regeneração da pele.

O suor é composto principalmente de água, mas podemos encontrar outras substâncias retiradas do sangue pelas glândulas sudoríparas, como ureia, ácido úrico e cloreto de sódio. Alguns alimentos e medicamentos, como alho, cebola, antibióticos, vitaminas e algumas toxinas, podem ser eliminados pelo suor.

A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer. A pele que está sempre molhada pode se tornar avermelhada e inflamada ou pálida, enrugada e rachada, podendo desenvolver um odor fétido.

O suor danifica o cabelo! Ele faz parte daquele grupo de agentes externos (vento, poluição, raios solares e outros) que danificam as fibras capilares.

Conclusão: suor em excesso não é um sinal de que você está queimando mais calorias. Você pode transpirar demais e não queimar muitas calorias ou gordura. Ou você pode estar quase sempre seco e queimar muitas calorias ou gordura.

Suar é sinal de gordura indo embora? Na verdade, não! A transpiração é a maneira natural do corpo de regular a temperatura corporal, liberando água (e sal), que evapora para ajudar a resfriá-lo. Além disso, o suor não queima calorias.

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

Causas do suor na cabeça
Obesidade. Transtornos como ansiedade ou síndrome do pânico. Determinados medicamentos. Menopausa.

A hiperidrose é o suor excessivo, mais que o necessário para a função de regular a temperatura, e costuma ser uma condição primária (não o sintoma de outra doença) e localizada em algumas partes do corpo.

Na prática, não há diferença entre esse tipo de transpiração e outros, como o por atividade física: o suor surgirá nos mesmos locais que estamos habituados, como axilas, mãos ou pés.

Desta maneira, o odor corporal ocorre porque as bactérias se alimentam do suor e o metabolizam, produzindo subprodutos que têm um cheiro forte muito característico, como vinagre, queijo ou cebola. Portanto, o mau odor corporal é causado pelas excreções das bactérias que se alimentam do suor.

Entre as causas da HS, estão a diabetes, obesidade, hipertireoidismo, alcoolismo, doença de Parkinson, certos cânceres e alterações hormonais e metabólicas que podem induzir o suor durante o sono ou, como é o caso, durante o sono e a vigília, incluindo novamente o climatério/menopausa ou mesmo a gravidez.

Não tem problema, desde que você seque esse suor. Se o seu tipo de cabelo não for extremamente oleoso, deixar de lavar por um dia não causa danos. O que pode prejudicar é deixar as madeixas muito molhadas.

Quando evitar a lavagem diária
— No que diz respeito à saúde do couro cabeludo, não recomendo lavar o cabelo regularmente todos os dias. Segundo ela, isso pode levar “a irritação, inflamação e outros problemas no couro cabeludo”.

Para isso, o mais indicado é aplicar um óleo capilar nas pontas do cabelo para criar uma espécie de barreira entre o suor e seu cabelo, principalmente, se você usar muito rabo de cavalo.

O suor é uma tentativa do corpo de regular a temperatura corporal, não representando gasto calórico e de gordura e, por isso, não pode ser utilizado como parâmetro de emagrecimento, além de também não ser indicativo de que a atividade física teve efeito ou não.