Qual o benefício de beber água pela manhã em jejum?

Perguntado por: ecavalcanti6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Beber água em jejum ajuda a aumentar a produção de novas células de músculos e do sangue. Assim, a água potável nutre as células e expulsa toxinas indesejadas do corpo. Outro elemento importante é que beber água antes da primeira refeição do dia vai auxiliar no equilíbrio do sistema linfático do corpo.

Carmen García Torrent, nutricionista e licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, afirmou que o recomendável é tomar de um a dois copos de água em jejum e, em seguida, continuar bebendo o líquido o resto do dia até chegar aos dois litros.

Antes das refeições
Antes de comer é uma boa hora para beber água, pois ajudará a saciar o apetite e evitará o excesso na hora da alimentação. Além disso, é muito comum confundir fome com sede. Por isso, um copo d'água antes de beliscar ajuda a perceber se está mesmo com fome.

Fique Bem

  1. Invista em uma garrafa de água. ...
  2. Estabeleça metas. ...
  3. Beba água ao acordar e ao se deitar. ...
  4. Coma frutas e vegetais que contêm muita água. ...
  5. Considere trocar o refrigerante por água com gás e limão. ...
  6. Faça água aromatizada. ...
  7. Tenha lembretes.

Auxilia na digestão - o líquido ajuda a absorver os nutrientes dos alimentos que consumimos, regula o intestino e previne a prisão de ventre. Mantém os rins saudáveis - tomar bastante água é muito importante para que os rins funcionem corretamente. O hábito também ajuda na prevenção de pedras nos rins.

Se estiver fria, a água pode causar vasoconstrição e acúmulo de muco nas vias aéreas, facilitando quadros de inflamação. Se você sofre com falta de energia, intestino preso, problemas de pressão ou simplesmente quer ter uma vida mais saudável, experimente a primeira opção.

Ao contrário do que algumas pessoas dizem, é falso afirmar que a água gelada faz mal à saúde. Já a água natural, além de resolver o problema da sede, não oferece nenhum risco ao organismo, independentemente de situações externas, como a temperatura do ambiente.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

Aposte em bebidas antioxidantes
Ingira, pelo menos uma vez ao dia, algum tipo de bebida antioxidante. Pode ser em jejum ou após as refeições. As bebidas antioxidantes, como chás e sucos verdes, são uma excelente fonte de energia para o corpo e auxiliam na eliminação de toxinas.

E tem mais: o consumo de água logo ao acordar ajuda na produção de novas células musculares e sanguíneas, auxilia no equilíbrio do sistema linfático e promove a limpeza do intestino, fazendo com que os nutrientes provenientes da alimentação sejam absorvidos mais facilmente ao longo do dia.

Como foi observado, a água desempenha um papel importante no processo de emagrecimento, pois causa a sensação de saciedade, proporciona um melhor rendimento em exercícios físicos, regula o metabolismo, participa da queima de gordura e reduz a retenção de líquidos.

Como beber água para emagrecer
Para ajudar a emagrecer, a água deve ser consumida sem a adição de qualquer substância que possa aumentar seu conteúdo de calorias. Dessa forma, está recomendada a ingestão de água pura, água aromatizada ou chás sem açúcar.

Combate a retenção de líquido e favorece a perda de peso; Previne o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais; Melhora a circulação sanguínea; Facilita a digestão de refeições.

A combinação da água com limão é benéfica para a manutenção da saúde, por ser rica em vitamina C, bioflavonoides (que agem no organismo como potencializadores vitamínicos), cálcio, magnésio e limoneno que, de acordo com estudos, promove a melhora do humor e o alívio do estresse, da queimação e do refluxo gástrico.

A poliúria é chamada inapropriada quando o paciente urina demais mesmo sem haver uma grande ingestão de líquidos ao longo do dia. Neste caso, a perda excessiva de urina não é uma resposta natural e leva o paciente à desidratação. O rim é o órgão responsável pelo controle da água corporal.

A maioria das recomendações de saúde e bem-estar afirma que as pessoas devem beber dois litros de água por dia. Os supostos benefícios desse consumo são aparentemente infinitos — desde a melhoria da memória e da saúde mental ao aumento da energia e uma aparência melhor.

A conta é simples. “O ideal é que seja de 35 a 50 ml de água para cada kg de peso. Por exemplo, uma pessoa com 60 kg deve consumir de 2100 ml (2,1 litros) a 3000 ml (3 litros) ao dia”, ensina a nutricionista Rafaela Schmidt, da Alice.

Leite é mais hidratante que água
Por exemplo, descobriu-se que o leite é ainda mais hidratante do que a água normal porque contém o açúcar lactose, algumas proteínas e algumas gorduras, que ajudam a retardar o esvaziamento do líquido do estômago e a manter a hidratação por um longo período de tempo.

Para saber qual sua necessidade diária basta multiplicar seu peso por 35, o resultado será quantidade de água que você deverá ingerir ao dia. Por exemplo: Uma pessoa com 70 kg: 70 X 35 = 2450 ou seja 2450 ml de água (2 litros e 450 ml de água ao dia).