Qual o benefício da cola cirúrgica?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

A cola cirúrgica realiza a função parecida com a última camada da pele. Ela vai induzir a cicatrização e evitar possíveis contaminações no local operado. Age como um curativo cirúrgico, já que é necessário realizar todos os pontos dados numa cirurgia, com ou sem cola.

A cola cirúrgica permanece aderida à pele por cerca de 15-20 dias após a cirurgia. Depois disso, ela se desprende da pele, sendo que a própria paciente pode auxiliar nesse processo, ou mesmo essa remoção pode ser feita pelo cirurgião durante algum retorno. A cola vai se soltando aos poucos.

Se a ferida cirúrgica abrir, mantenha o local limpo, protegido e procure o cirurgião o mais rápido possível. O médico irá avaliar a situação e indicar o melhor tratamento, mas é importante lembrar que, uma vez rompidos, os pontos não podem ser refeitos e a ferida deverá se recuperar de maneira natural.

A cola adere à pele por cerca de 15 a 20 dias após a cirurgia e cai naturalmente. Se permanecer após esse período, quando o médico for retirar os pontos, ele retira a cola em conjunto.

Ela dura até 14 dias e, durante esse período, o corpo reconstitui os vasos sanguíneos e linfáticos. Além disso, o organismo produzirá colágeno e fará com que outras células migrem para a região lesada para recompor a pele.

A microporagem na cicatriz é realizada com a fita adesiva microporosa hipoalergênica, uma opção inelástica que, devido aos micropores, permite a passagem de água e ar. O objetivo da técnica é dar suporte à cicatriz cirúrgica para reduzir a mobilidade da pele no local da incisão e acelerar o processo de cicatrização.

No caso da cola cirúrgica, o cianoacrilato passa por um tratamento químico para ser adequado ao uso médico, sendo um produto aprovado pela Anvisa. Além de garantir o fechamento da incisão, ela forma uma camada que bloqueia a entrada de microorganismos.

Dermabond / Prineo
A cola cirúrgica Prineo Dermabond é um adesivo tisular utilizado em cirurgias para fechar feridas ou unir tecidos. Ela é composta principalmente de etil-2-cyanoacrilato, um polímero sintético que forma uma ligação química forte com a pele.

Em geral, a cicatriz pode abrir por dois motivos, o primeiro é por força de tensão, ou seja, a cicatriz que ainda não tem resistência (não está madura) passa a ser submetida a movimentos excessivos e consequente por não estar 100% cicatrizada ela abre.

Suturas em pele devem ser feitas cuidadosamente pois correspondem à “apresentação do cirurgião”, devem ser utilizados fios inabsorvíveis tipo nylon ou poliéster que promovem menor reação tecidual e, consequentemente, cicatrizes mais estéticas.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Não é possível acelerar as etapas de cicatrização, isso porque este é um processo biológico e que depende de inúmeros fatores para ocorrer de forma natural, como genéticos e a ausência de interferências.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando "escondida" ou quase imperceptível no convívio social.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os sintomas básicos são:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor ao tocar;
  • Sensação de calor.

Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos. O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização.

É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

Quando com fita de Micropore, devera ser trocado a cada 7 dias, sendo retirado, lavando a cicatriz com água e sabonete, sendo colocado novamente direto sobre a cicatriz, sem o uso de pomadas. Isto devera ser realizado repetidamente por um período de 60 dias.

Nesse caso é possível aplicar diariamente um creme com ação clareadora que pode ser comprado em farmácias. Mas é preciso ter muito cuidado ao aplicar o produto pois, este deve ser aplicado apenas na cicatriz, com objetivo de uniformizar o tom da pele.

Pode tomar banho com o micropore? Pode tomar banco com o micropore fixado diretamente na pele, não há problemas em molhar o micropore. Porém, recomenda-se que evite esfregar a região com buchas de banho ou levar jato de água diretamente no curativo.

Manter a área sempre limpa e seca é fundamental. A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia – ou seguindo recomendações de seu cirurgião – com água corrente e sabonete neutro. É importante que, antes da aplicação de qualquer curativo, a área seja completamente seca com o jato frio do secador na potência mínima.

2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções. Para tomar banho, proteja o local do corte com material impermeável (como filme plástico).