Qual o benefício da catinga de porco?

Perguntado por: iximenes9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

As folhas, flores e cascas são usada no tratamento de infecções catarrais, nas diarreias e disenterias. O chá da casca é usado para tratamento de hepatite e anemia. Também é usado no tratamento de verminoses dos animais domésticos.

Suas folhas são consideradas uma boa fonte de alimento para o gado e a casca costuma ser utilizada na preparação de chás medicinais. Pode ser utilizada em projetos de recuperação de áreas degradadas da Caatinga, apresentando grande potencial para este fim.

Mais conhecida como Catingueira, mas também conhecem como catinga-de-porco, sibipiruna e outros. As folhas, flores e casca são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréia, mal estar estomacal e disenterias.

A garrafada serve para o tratamento do estômago, arrotos frequentes, azia, boca amarga, enjoos, peso na cabeça, pontadas e dores de cabeça, peito e ventre, tontura, desmaios, vertigens, sensação de calor, falta de ânimo, ataque de hemorroidas, etc.

O Flor da Catingueira auxilia em casos de má digestão, vias urinarias, reduz o colesterol, diabetes, má circulação, vermes, rins, fígado, reumatismo, asma, cólica intestinal, prisão de ventre, anemia, inflamação no estômago e suores frios. Adulto: 2 colheres diluído em água 3 vezes ao dia: manhã, tarde e noite.

Mata branca é o significado do nome Caatinga, dado pelos índios tupi-guarani em alusão à aparência que ele toma quando a água se torna escassa. O visual de sua vegetação na época de estiagem é, na verdade, uma estratégia exemplar de sobrevivência.

Seu chá ainda é utilizado para tratar outros problemas comuns de estômago, como prisão de ventre, indigestão, pilhas e acidez. Suas propriedades medicinais ajudam ainda a curar úlcera gástrica e úlcera péptica, além de melhorar o funcionamento do fígado.

De acordo com a sabedoria popular, a casca do pereiro contém propriedades medicinais no tratamento de tontura, má digestão, falta de apetite e outras doenças.

Outra utilidade reconhecida e bastante explorada nesta árvore é o uso medicinal que é feito da casca, flores e frutos. Muitas famílias, sobretudo nas comunidades rurais, mantém o hábito de fazer chás e expectorantes para curar ou controlar infecções intestinais, diarreias, gripes fortes ou catarro.

Folhas: são bipinadas, com 5 a 11 folíolos alternos, sésseis, obtusos, oblongos, coriáceos, bordo inteiro, levemente ondulado, medindo de 1 cm a 3 cm nas folhas de ramos adultos e com menos de 1 cm em folhas de rebrotos.

MODO DE USAR: ADULTO: Ingerir 2 colheres de sopa 3 vezes ao dia (Manhã, Tarde e Noite). CRIANÇAS ACIMA DE 8 ANOS : Ingerir 1 colher de sopa 3 vezes ao dia (Manhã, Tarde e Noite). Tomar puro ou diluir em água.

Entre as plantas indicadas como medicinais, destacaram-se a aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão) e o cumaru (Amburana cearensis (Allemão) A.C. Sm.) como as espécies com o maior número de citações, sendo estas também as que obtiveram o maior número de indicações de usos terapêuticos.

Catingueira-verdadeira Poincianella pyramidalis [Tul.] L.P. Queiroz.

Para que serve a canela-de-velho? As folhas da Miconia albicans costumam ser usadas em forma de chá, através da infusão, para alívio de sintomas de artrite, dores reumáticas e articulares. E esse uso faz sentido. Muitos estudos já mostraram o poder anti-inflamatório e analgésico da planta.

Garrafada para engravidar feita em casa

  1. 2 xícaras de açúcar mascavo.
  2. 2 inhames com casca.
  3. 1 punhado de uxi amarelo.
  4. 1 punhado de unha de gato.
  5. 1 romã
  6. 4 cravos da índia.
  7. 1 litro de vinho branco seco.

Coloque 1 litro de água, com 2 colheres de sopa de folhas e cascas do cajueiro, para cozinhar juntos por 10 minutos. Após a fervura, retire do fogo, tampe o recipiente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe e beba.