Qual o barulho que gato não gosta?

Perguntado por: hcoutinho . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Os gatos costumam ser bem silenciosos ao andar pela casa e geralmente não gostam de barulho, principalmente estampidos, como fogos de artifício. Essa questão incomoda demais os bichanos, inclusive os deixa assustados e inseguros.

Ao identificar esses sinais, é válido que o tutor analise o que pode estar causando medo no gato. Conforme Erica, as causas mais comuns são: relação com pessoas estranhas no ambiente, presença de outros animais no espaço, objetos diferentes em casa, cheiros que não são familiares ou barulhos altos.

Espécies como capim-limão, hortelã e alfazema têm o poder de afastar os bichanos.

Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. O olfato do gato não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo ou cominho.

“Não é do fruto que ele tem medo, é do desconhecido”, comenta. “Na verdade, ele fica surpreso com aquele legume que apareceu ali, inesperadamente”, completa. Ou seja, gato não tem medo de pepino, ele fica assustado com essa surpresa desagradável. Mas por que será que há tantos vídeos parecidos?

Tempestades deixam o gato com medo
O que causa tamanho desconforto são os barulhos, pois os gatos possuem a audição muito mais desenvolvida que a nossa e, além de se assustarem com os trovões – que são repentinos e muito altos –, eles conseguem captar os sons antes que nós.

Por que os gatos têm medo de fogos de artifício? Quando o som de fogos de artifício ou relâmpagos explodem no céu, o barulho causa medo nos bichanos por um motivo muito simples: a audição deles é muito apurada, podendo alcançar até 65.000 Hz. Para comparar, os humanos só conseguem ouvir até 20.000 Hz.

Balões de gás hélio podem deixar o gato com medo
Os movimentos lentos contribuem para isso, e conforme o balão se aproxima, o sentimento de pânico vai ficando mais claro. Em alguns casos, os gatos podem até tentar atacar o objeto, o que é ainda pior, porque o barulho do balão estourando vai assustá-los mais ainda.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

Crie um ambiente calmo e aconchegante
Os gatos gostam de aconchego, portanto preste atenção para deixar muitas mantinhas gostosas, brinquedos macios e petiscos para ele ficar relaxado e calmo. Isso é de especial importância se você tiver de levar seu pet em uma viagem de carro - por exemplo, ao médico veterinário.

Depois que o animal é infectado, ele pode ficar vários meses sem nenhum dos sintomas de gato com raiva. Posteriormente, tende a apresentar alterações de comportamento. O pet pode ficar inquieto, cansado, vomitar e ter dificuldade para se alimentar.

Alecrim: esse tempero de odor característico também está na lista de como espantar gatos do jardim. Capim-limão: os bichanos não gostam de cheiros cítricos.

Use naftalina para manter cães e gatos longe do jardim
Não jogue fora velhas bolas de naftalina. Espalhe-os pelos jardins e canteiros de flores para manter gatos, cães e roedores longe. Os animais odeiam o cheiro!

Rolete anti fuga para gatos
Em vez de usar uma tela, esta opção anti fuga consiste em colocar um rolete em cima da cerca ou muro. Desta forma, o gato não alcançará o topo porque o mecanismo de rotação o impedirá de apoiar suas patas e se agarrar para alcançar o outro lado.

AZUL

AZUL - acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório. Reduz a frequência cardíaca, respiratória e pressão sanguínea, inibindo a descarga de adrenalina, e tem efeito hipnótico no sistema nervoso central.

Não ache que seu gato está fazendo birra ou evita visitas por não gostar das pessoas. Na verdade, ele pode fazer isso por ser um pet desconfiado devido ao seu instinto de sobrevivência, já que na natureza eles são predadores, mas também são presas.

O que muita gente não sabe é que existe uma história por trás disso, uma relação presente entre os gatos e os pepinos. Além disso, essa brincadeira de assustar o bichano com esse alimento pode trazer riscos para o pet e há diversas outras opções de brincadeiras mais saudáveis e indicadas para os felinos.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

Gato com medo de pepino
Segundo a psicobióloga Juliana Damasceno, colunista do Vida de Bicho, os bichanos realmente se espantam ao ver o legume. Isso ocorre porque o legume é grande e fino, podendo ser confundido facilmente com uma cobra.