Qual o banho ideal para semi joias?

Perguntado por: tbarros5 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os banhos de prata proporcionam às semijoias muito brilho e durabilidade, e para não oxidarem, recebem uma camada de verniz. Muitos fabricantes optam por aplicar às peças as ligas de prata, já que a prata pura é maleável.

Qual o melhor tipo de semijoia? A semijoia banhada é mais resistente e valiosa por ter uma quantidade maior de metal precioso em sua cobertura. Além disso, enquanto a folheada recebe apenas uma cobertura fina, a banhada costuma receber mais de um banho. Apenas acessórios banhados são considerados semijoias.

Não existe uma quantidade correta de banhos que garante a qualidade da semijoia em todos os aspectos, porém, é recomendado que se utilizem camadas de 5 milésimos para brincos e 10 milésimos para o restante das semijoias.

As semijoias oxidam, pois são feitas de ligas metálicas. Quando submetidas a determinados processos físicos e químicos, as peças podem ficar com o aspecto escurecido, por conta de reações. Entretanto, alguns metais nobres como a prata também oxidam, ou seja, não é uma exclusividade de metais não nobres.

Tanto o sal da água do mar, quanto o cloro, podem estragar suas peças. Em contato com esses componentes as semijoias passam por uma reação química com o banho e as peças sofrem um desgaste e algumas chegam a oxidar na hora.

O contato excessivo com a água pode, ao longo do tempo, prejudicar a durabilidade e beleza das suas peças. Por isso, evite tomar banho, lavar roupa, usar a sauna, lavar o carro, ou qualquer outra atividade desse tipo, quando estive usando as suas semijoias.

Diferente das semijoias ou até mesmo algumas peças em prata, a joia em ouro 18k pode ser molhada sim, sem risco de danificar.

Banho de ouro
Geralmente, é associado a metais como o zinco, prata e paládio, com uma quantidade que é classificada em quilates. Uma peça já pode ser considerada de ouro com a composição acima de 14 quilates.

A quantidade de ouro, associada a alta tecnologia com acabamento artesanal, assegura que a qualidade da joia Rommanel seja muito superior à média do mercado. Cada peça recebe 3 camadas de ouro e passa por análise minuciosa para certificar a quantidade depositada.

O banho de prata em bijuterias, consiste em um procedimento de grande importância na garantia da qualidade do folheado. Trata-se de uma técnica utilizada para recobrir a peça com camadas finas de prata, a qual serve como decoração da peça, otimizando a resistência ao longo do tempo de uso.

A Rommanel se destaca nesse item com camada de 6,2 mícrons que na classificação acima corresponde a F2. É a fabricante brasileira de semi-joias com a maior camada de outo no mercado nacional.

Atualmente é comum encontrar acessórios com detalhes em zircônias, mas com milésimos inferiores a 2 e sendo vendidas como semijoias.

No geral, o ródio tem sido fundamental, na confecção de semi joias, porque ele é altamente durável. Sua resistência é elevada, o que tem conferido uma camada extra de proteção às peças de ouro branco e prata, que não compartilham da mesma durabilidade.

Esse banho consiste em um processo físico-químico chamado galvanoplastia. As peças de joias são mergulhadas em substâncias líquidas, ocasionando um choque entre os metais que formam pequenas e finas camadas. Essas camadas podem ser de ródio, ouro e cobre.

Esfregue sua semijoia ou bijuteria com a escova de dentes para remover a oxidação. Deixe pasta de dentes reagir por 5 minutos. Esfregue sua semijoia ou bijuteria com a escova de dentes novamente até remover toda oxidação. Enxague bem em água corrente até remover toda a pasta.