Qual o bairro mais violento em São Paulo?

Perguntado por: obittencourt3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O bairro do Brás, na Zona Leste da capital, registrou 3.254 casos de furtos, liderando as estatísticas da cidade. Em seguida vem a República, que somou 3.013 ocorrências. Bela Vista (2.755), Pinheiros (2.089) e Bom Retiro (1.913) completam o topo do ranking de bairros com mais ocorrências registradas ao longo de 2021.

Desde 2013, os bairros com maior número de assassinatos são: Jardim Novo Mundo, na região leste, o Jardim Guanabara, no norte, o Setor Central, a Vila Finsocial, na região noroeste e o Setor Pedro Ludovico, no Sul da Capital.

Bairros perigosos São Paulo

  • Parelheiros.
  • Capão Redondo.
  • Jardim das Imbuias.
  • Jaraguá
  • Casa Verde.
  • itaim paulista.
  • parque santo.
  • Campo Limpo.

O Jardim Ângela, na periferia de São Paulo, é o bairro mais negro da cidade. 60% das pessoas que moram na região são pretas ou pardas.

Zona Sul de São Paulo

Região sul: a melhor zona de sp
Classificada como a melhor região para viver, a Zona Sul de São Paulo é, realmente, um privilégio! Afinal, é nessa região nobre onde se concentram alguns dos melhores bairros da capital, dentre eles Vila Mariana, Moema, Ibirapuera, Morumbi e Conceição.

Amapá

O Amapá lidera o ranking de estado mais violento do país em 2022, com taxa de MVI de 50,6 por 100 mil habitantes, mais que o dobro da média nacional (23,4/100mil).

1. Florianópolis - SC. A capital-ilha registrou o menor índice de ocorrências de homicídios entre as capitais brasileiras com 9,5 homicídios a cada 100 mil habitantes. A cidade também ficou em 4º lugar no ranking de segurança das cidades entre 500 mil e 1 milhão de habitantes.

Vila Nova Conceição

Vila Nova Conceição. A Vila Nova Conceição é o bairro mais valorizado da capital paulista. Nessa vizinhança, o metro quadrado custa em média R$ 20.569,00. Sendo assim, é comum ver imóveis de alto padrão nessa vizinhança, inclusive algumas mansões.

bairro do Ibirapuera

O bairro do Ibirapuera é a região mais nobre e luxuosa da cidade, com suas ruas arborizadas e sua proximidade com o parque de mesmo nome. Não à toa, valor de metro quadrado é o maior da cidade de São Paulo. O bairro é um verdadeiro oásis para quem curte esporte e natureza.

Tucuruvi

O Tucuruvi é um bairro calmo e completo, perfeito para quem deseja morar bem. A região conta com o Sesc Santana e o Parque da Juventude, para quem gosta de aproveitar os momentos de lazer. E ainda, para melhorar, há o Shopping Metrô Tucuruvi, que possui uma estação de metrô e um terminal de ônibus.

Em 1996, o Distrito do Jardim Ângela foi considerado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o lugar mais violento do planeta, registrando taxa anual de 116,23 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

As mais perigosas, classificadas como vermelhas, foram a Rocinha, o Complexo do Alemão, Cidade de Deus, São João e Camarista Méier. Nelas, os bandidos resistiram à ocupação permanente pela polícia e os níveis de confrontos e tiroteios são altos.

Localizada a uma altitude de 555 metros e com quase 120 mil habitantes, Salto se consagra como a cidade mais segura do estado de São Paulo. Seu nome se deve à uma cachoeira que fica na altura da Praça Archimedes Lammoglia, chamada Salto do Tietê.

A Cidade de São Paulo tem mais de 1600 favelas, o maior número de favelas no Brasil, e reflete o inchamento, com elevada desigualdade, na maior cidade do País.