Qual o azeite de oliva mais saudável?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

O melhor azeite será aquele com acidez de até 0,8%, mais conhecido como azeite de oliva extravirgem. Isso porque quanto menor o nível, maior será a quantidade de gorduras boas e, consequentemente, mais benefícios para a saúde.

O Azeite de Oliva Extravirgem Potenza “Frutado” foi reconhecido como o melhor azeite do Hemisfério Sul pelo Mario Solinas Quality Award. Publicado em 30 de maio de 2023 às, 10h08.

Testes de Azeite Extravirgem: Veja qual é o melhor | Proteste

  • O melhor. do teste. PARUS AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM. 97 Excelente. qualidade. ...
  • A escolha. certa. O-LIVE AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM. 85 Excelente. qualidade. ...
  • SANTIAGO PREMIUM AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM. 96 Excelente. qualidade. Preço de referência. R$ 21,98

O Azeite Puro, de Cachoeira do Sul, foi eleito o melhor do hemisfério sul pelo concurso Lodo, da Itália. A marca gaúcha de azeite de oliva Puro conquistou o título de melhor azeite de oliva extravirgem do hemisfério sul por uma das mais reconhecidas premiações do setor no mundo, o concurso Lodo, da Itália.

O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

Confira quais são os azeites brasileiros premiados e quanto custam. O azeite brasileiro Sabiá, que é produzido na cidade de Encruzilhada do Sul (RS) e em Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, já levou dois prêmios internacionais importantes (em 2022 e em 2023) e está entre um dos 10 melhores azeites do mundo.

A acidez é um dos indicativos da qualidade do Azeite. O Azeite Extra Virgem deve ter no máximo 0,8% de acidez. Quanto mais baixa acidez, maior a indicação de que as Azeitonas são de boa qualidade e de que foi processado adequadamente e logo após a colheita. O Azeite quanto mais jovem e extra virgem melhor.

O Azeite Gallo, pra facilitar a visualização na hora da compra, criou cores diferentes no rótulo de cada tipo: o Azeite de Oliva tem embalagem vermelha e acidez máxima de 1%, enquanto o Azeite Gallo Extra Virgem tem embalagem verde com acidez máxima de 0,5%.

Cozinhar com azeite extravirgem ajuda a preservar os nutrientes dos alimentos – Jornal da USP.

óleo de oliva virgem

Contudo, como esses alimentos possuem características diferentes, o ideal é usar uma variação de azeite para cada forma de preparo de comida. Para as frituras, por exemplo, o melhor é usar um óleo de oliva virgem ou refinado. Já para os pratos assados e marinados, o ideal é usar o azeite virgem.

Combinações nos pratos Loara também deu dicas sobre o uso de cada tipo de azeite da Andorinha. O de embalagem vermelha (Azeite de Oliva), por exemplo, mais suave, é ideal para cozinhar. Para o dia a dia, indica os de rótulo verde (Extra Virgem Clássico), o azul (Seleção) e o Orgânico.

São eles:

  • Olivas do Sul,
  • Carrefour,
  • Cardeal,
  • Cocinero,
  • Andorinha,
  • La Violetera,
  • Vila Flor e.
  • Qualitá.

Azeite extravirgem
O sabor e o aroma são superiores e a acidez é baixa, variando de 0,8% a 1%. É recomendado para ser usado como ingrediente em receitas e como tempero de saladas.

Posteriormente, a mercadoria era revendida pela internet e enviada para diversas regiões do país. Eles possuem o registro da marca “Valle Viejo”, que está com comercialização suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 2021.

As marcas de azeite de oliva que tiveram a comercialização suspensa por ordem do Mapa são as seguintes: Alcazar, Alentejano, Anna, Barcelona, Barcelona Vitrais, Castelo dos Mouros, Coroa Real, Da Oliva, Del Toro, Do Chefe, Épico, Fazenda Herdade, Figueira da Foz, llha da Madeira, Monsanto, Monte Ruivo, Porto Galo, ...

Azeite de sabor suave com toque adocicado e notas bem amenas de amargo e picante. Indicado para refogas e grelhados em substituição a outras gorduras. Uma opção para quem busca uma alimentação mais saudável, com maior ganho nutricional.

Azeites que apresentam algum defeito sensorial e/ou acidez acima de 2%. Azeites com acidez acima de 2% não são adequados para o consumo, por isso, o azeite virgem precisa passar por um processo de refinamento para poder ser ingerido.

A desvantagem mais popularmente citada em relação a fritar com azeite de oliva é que se trata de um óleo cujo “ponto de fumaça” é muito baixo. O ponto de fumaça é tecnicamente o ponto de aquecimento do óleo em que ele começa a se degradar e liberar substâncias relativamente tóxicas e nocivas à saúde.

Além do clássico óleo vegetal, há a possibilidade de utilizar alternativas mais saudáveis, como azeite de oliva, óleo de coco ou, até mesmo, uma panela com ação antiaderente — eliminando, assim, a necessidade de acrescentar gordura durante o preparo.