Qual o azeite de oliva mais puro?

Perguntado por: vtaveira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O azeite extra virgem é obtido a partir da primeira prensagem a frio das azeitonas, sendo o menos ácido e, portanto, azeite que possui a melhor qualidade. Como é prensado à frio, ele mantém seus nutrientes integralmente, principalmente os antioxidantes, e possui alta qualidade gastronômica devido ao sabor acentuado.

E o melhor azeite do teste é…
O azeite mais bem avaliado no teste foi o Parus, de origem portuguesa, que obteve 97% na avaliação, considerando todos os quesitos (rotulagem, acidez, conservação, fraude e qualidade).

O QUE VOCÊ DEVE SENTIR: Assim como nos vinhos, os azeites são reconhecidos pelos seus aromas. O azeite de oliva extra virgem genuíno é produzido a partir de azeitonas frescas, portanto deve ter aroma de frutas frescas (verdes ou maduras), ervas recém cortadas e flores do campo.

Confira quais são os azeites brasileiros premiados e quanto custam. O azeite brasileiro Sabiá, que é produzido na cidade de Encruzilhada do Sul (RS) e em Santo Antônio do Pinhal, interior de São Paulo, já levou dois prêmios internacionais importantes (em 2022 e em 2023) e está entre um dos 10 melhores azeites do mundo.

O tipo extravirgem, que é o azeite com maior qualidade, aguenta até 190º sem perder suas propriedades, já o azeite tipo virgem aguenta até 210º também sem perder suas propriedades. Então, sim, você pode - e deve - utilizar o azeite para cozinhar e fritar alimentos”, explica a azeitóloga Ana Beloto.

O Azeite Gallo, pra facilitar a visualização na hora da compra, criou cores diferentes no rótulo de cada tipo: o Azeite de Oliva tem embalagem vermelha e acidez máxima de 1%, enquanto o Azeite Gallo Extra Virgem tem embalagem verde com acidez máxima de 0,5%.

Azeite Tipo Único Gallo 500ml: O azeite tipo único é ideal para refogar e cozinhar alimentos, pois mantém suas propriedades mesmo quanto exposto à altas temperaturas. Possui sabor extra suave, adequando-se a diversos tipos de pratos.

Os azeites podem ser reconhecidos pelos seus aromas. O azeite de oliva extra virgem genuíno é produzido a partir de azeitonas frescas, portanto deve ter aroma de frutas frescas (verdes ou maduras), ervas recém cortadas e flores do campo. Produtos com cheiro estranho podem ter sido falsificados.

Entre as três opções, o azeite de oliva extravirgem é o melhor. “Protege o coração e reduz o risco cardiovascular.

Azeite de Oliva Extra Virgem

SUGESTÕES DE AZEITES PARA TOMAR EM JEJUM:
Azeite de Oliva Extra Virgem SANTIAGO (emporiodoazeite.com.br) Azeite de Oliva Extra Virgem OLITALIA (emporiodoazeite.com.br)

O azeite de verdade, como o Andorinha, é 100% suco da oliva. Não há misturas com outros óleos ou aditivos. Somos responsáveis por todo o processo, do plantio à mesa, garantindo rastreabilidade absoluta da cadeia. Este é o nosso grande diferencial frente às demais marcas do mercado.

Para as frituras, por exemplo, o melhor é usar um óleo de oliva virgem ou refinado. Já para os pratos assados e marinados, o ideal é usar o azeite virgem. O azeite extravirgem pode ser usado em todos os tipos de preparo.

0,5%

O Azeite Andorinha Extravirgem é prensado a frio e possui 0,5% de acidez.

São eles:

  • Olivas do Sul,
  • Carrefour,
  • Cardeal,
  • Cocinero,
  • Andorinha,
  • La Violetera,
  • Vila Flor e.
  • Qualitá.

pela cor amarela/dourada.