Qual o ator mais premiado do Brasil?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

O ator mais premiado é o Selton Mello com 4 estatuetas. Já entre os mais indicados estão Selton Mello e Lázaro Ramos, cada um com nove indicações. Os melhores aproveitamentos são de Juliano Cazarré e Júlio Andrade com 100% de aproveitamento.

O Auto da Compadecida foi o filme brasileiro de maior bilheteria no ano 2000, tendo vencido o Grande Prêmio Cinema Brasil em 4 categorias.

Katharine Hepburn ganhou quatro Oscars (todos de melhor atriz), mais do que qualquer outro ator ou atriz na história do prêmio.

1. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - 2003

  1. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - 2003. Rotten Tomatoes Classic Trailers. 1.53M subscribers. ...
  2. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei - 2003. Rotten Tomatoes Classic Trailers. 1.53M subscribers.

Há três filmes que lideram a quantidade de mais prêmios Oscar recebidos, todos com 11 prêmios: Titanic, que recebeu 14 indicações em 1998, Ben-Hur, entre 12 indicações, em 1960, e O Senhor Dos Anéis: O Retorno do Rei, que teve 100% de aproveitamento nas suas indicações em 2004.

Atrizes mais premiadas e nomeadas
As atrizes mais premiadas são Fernanda Montenegro, Laura Cardoso e Leandra Leal com 3 estatuetas. Já entre as mais indicadas está Dira Paes, com 14 indicações.

Quais são os atores mais famosos no Teatro Brasileiro?

  • Antonio Fagundes. Antonio Fagundes é um dos atores mais famosos do país. ...
  • Fernanda Montenegro. Fernanda Montenegro é uma das atrizes mais consagradas no Brasil. ...
  • Paulo Autran. Paulo Autran é um ator teatral muito conhecido no Brasil. ...
  • José Wilker.

Rodrigo Santoro
O ator brasileiro migrou para o mercado internacional no início deste século e já coleciona atuações em inúmeras produções internacionais, como na famosa série "Lost", "Westworld", "As Panteras" e no filme "300: A Ascensão do Império".

Protagonizado por Paulo Gustavo, Minha Mãe É Uma Peça 3, lançado em 2019, entrou para a história do cinema nacional como o filme mais assistido do país, arrecadando um total de R$ 143,9 milhões.

Em 19 de julho de 1898, o irmão de Paschoal Segreto, Afonso Segreto, rodava o primeiro filme genuinamente nacional no Rio de Janeiro. Tratava-se, na verdade, de um documentário, com cenas da Baía de Guanabara.

O Pagador de Promessas

O primeiro filme brasileiro a ser indicado ao Oscar foi "O Pagador de Promessas". Lançado em 1962, dirigido por Anselmo Duarte e baseado na peça homônima de Dias Gomes, o filme conquistou a admiração do público e da crítica.

Se compararmos com atores mais conhecidos em ocidente, os mais prolíficos para além de Christopher Lee são coadjuvantes de luxo como Robert Loggia (mais de 225 filmes), Ernest Borgnine (204), Danny Trejo (mais de 200), ou James Earl Jones (183).

E isso vem acontecendo. Um exemplo recente é “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo”, ou Mahershala Ali (homem negro de fé muçulmana) sendo um dos poucos atores a ganhar dois Oscars de Melhor Ator Coadjuvante, ou Chloé Zhao se tornando a segunda mulher (e primeira asiática) a ganhar o prêmio de Melhor Diretor(a).

"Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo" foi o grande vencedor do Oscar 2023, que aconteceu na noite deste domingo (12). Além de ganhar como melhor filme, a produção ainda levou outras seis estatuetas.

Avatar

O filme Avatar, de James Cameron, segue no topo quando o assunto é bilheteria mundial.

Tatum O'Neal

Kramer. - É de Tatum O'Neal o título de atriz mais jovem a ganhar o Oscar, em 1975. Aos dez anos de idade, ela conquistou a academia ao viver a malandrinha Addie Loggins, no filme Lua de Papel, onde contracenava com seu pai Ryan O'Neal. Já curtiu a CRESCER no Facebook?

Cabe ressaltar que, apesar de quatro coproduções brasileiras já terem conquistado a estatueta do Oscar, nenhum dos prêmios foi creditado à brasileiros.