Qual o assunto principal do livro de Obadias?

Perguntado por: gjaques . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Obadias previu a ruína que aguardava o povo de Edom devido à sua crueldade com Judá. Ele também profetizou a futura restauração de Sião e a importância do trabalho no templo nos últimos dias, descrevendo aqueles que participassem dele como “salvadores” (ver Obadias 1:17–21).

O Obadias do palácio de Acabe
Durante uma seca, ele foi enviado por Acabe para procurar pastagens para os cavalos e mulas reais, e acabou se encontrando com o profeta Elias.

Este é o menor livro que compõe o Velho Testamento, possui apenas um capítulo e sua autoria é atribuída ao próprio profeta Obadias. A maioria dos estudiosos afirmam que provavelmente foi escrito após a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor no ano 586 AC.

Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.

D&C 76:5.

Obadias declarou que o povo de Edom não deveria ter se “[alegrado] sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína” (Obadias 1:12). Além disso, a visão de Obadias sobre a futura restauração de Sião e os “salvadores [no] monte Sião” (Obadias 1:21) se aplica não somente a Jerusalém, mas também à Igreja nos últimos dias.

Quando a cruel rainha Jezabel lançou uma campanha de exterminação dos profetas do Senhor, Obadias abrigou cem desses profetas em cavernas e os alimentou, possivelmente por mais de três anos!

Os edomitas desapareceram no pós-exílio. Depois do V ou IV século, sua região foi ocupada pelos comerciantes Nabateus: um grupo que vivia no deserto sem uma identidade muito definida.

É um nome comum na Bíblia, e de fato, há pelo menos 12 indivíduos com o nome de Obadias mencionados nas Escrituras. Entretanto, vamos nos concentrar no Obadias mais proeminente, o profeta autor do Livro de Obadias no Antigo Testamento.

Edom é o nome que foi dado a Esaú, o primogênito de Isaque, que vendeu seu direito de primogenitura a seu irmão Jacó por um prato de sopa, cuja cor vermelha deu seu nome - "Adom".

21

Sua autoria geralmente é atribuída a um indivíduo chamado Obadias (ou Abdias) ("servo (ou fiel) do Senhor"), classificado como um "profeta menor" na Bíblia cristã, devido à brevidade de seu texto (apenas 21 versículos) e do seu conteúdo (material profético).

Obadias profetizou que Edom seria destruída e os israelitas novamente possuiriam a terra que seus inimigos tinham tirado deles. Por causa da iniquidade do povo e do ódio duradouro para com os israelitas, Edom, também conhecida como Idumeia, tornou-se um símbolo para o mundo iníquo (ver D&C 1:36).

Sacerdote que casou com mulher estrangeira, depois da volta de Babilônia (Ed 10.20). 4. Levita enviado a ensinar a Lei, nas cidades de Judá (2 Cr 17.8). 5. o que superintendia na casa de Judá sobre as coisas 'que dizem respeito ao rei', no tempo de Josafá (2 Cr 19.11).

O significado de Edom
Edom significa “vermelho”. Esse termo é utilizado na Bíblia para se referir a Esaú, ao território de Edom e aos habitantes deste território.