Qual o ar que soltamos pela boca?

Perguntado por: ealegria3 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Não sopramos só gás carbônico. No ar que expiramos há oxigênio de sobra para ser transmitido pela respiração boca-a-boca.

“Uma pessoa emite cerca de 700 mililitros de gases por dia. Desse total, 360 mililitros são de hidrogênio, 68 de dióxido de carbono e apenas 26 são de metano”, afirma o gastroenterologista Dan Waitzberg, da Faculdade de Medicina da USP.

O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores.

O sistema respiratório é responsável pela absorção, por meio das vias respiratórias, do oxigênio e da eliminação do gás carbônico.

O sangue venoso volta aos pulmões carregado de dióxido de carbono, que também é transportado ligado à hemoglobina – formando carboemoglobina. Ao atingir os alvéolos, há uma troca: o dióxido de carbono é liberado e passa por difusão para o interior dos alvéolos, sendo expelido.

Características do oxigênio
Logo, um átomo de oxigênio precisa realizar duas ligações químicas. Por exemplo, no gás oxigênio os dois átomos são unidos por uma ligação covalente dupla. Já na molécula de água dois átomos de oxigênio realizam uma ligação covalente simples com um átomo de hidrogênio.

Hipercapnia é o aumento do dióxido de carbono no sangue arterial, resultado da maior concentração de CO2 no ar. Nessas situações, a expiração antes passiva se torna ativa, recrutando a ação de músculos expiratórios (principalmente os abdominais) para aumentar a capacidade respiratória.

A diferença entre o ar inspirado e expirado está na concentração de oxigênio e gás carbônico. No ar inspirado há maior quantidade de oxigênio e menor de gás carbônico. No ar expirado ocorre o contrário, há maior concentração de gás carbônico e menor de oxigênio.

"A maior parte dos gases que a gente produz não tem cheiro porque são produzidos por nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, metano e gás carbônico, e esses gases não produzem mau cheiro", explica a nutricionista Adriana Lauffer. Segundo ela, o mau cheiro dos gases vem da presença de enxofre e do gás sulfídrico.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

Os seres vivos são também responsáveis pela liberação de gás carbônico no ambiente. A liberação ocorre por dois processos: o processo de respiração e o processo de decomposição. Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico no processo.

oxigênio

Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).

Cor, cheiro e gosto
É possível perceber estas três propriedades do ar: ele não tem cor (é incolor), não tem cheiro (é inodoro) e não tem gosto (é insípido).

Conforme Adriane Rodriguez, professora e coordenadora dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o ar puro é aquele que não tem presença de contaminantes. “Os principais poluentes atmosféricos são classificados de acordo com o seu estado.

Quando você expira, o diafragma relaxa e sobe na cavidade torácica. À medida que o espaço na cavidade do tórax diminui, o ar rico em dióxido de carbono é expelido dos pulmões e da traqueia e depois pelo nariz ou pela boca. O sistema respiratório é o sistema de órgãos que nos permite respirar.

Oxigênio é apenas uma molécula de O2, (dois O), já o gás carbônico é CO2, duas moléculas oxigênio e uma de carbono.

O gás carbônico é uma substância encontrada naturalmente na atmosfera, nos mares, lagos e rios. A fotossíntese das plantas e das algas desempenha um papel-chave no ciclo do CO2. Os dois elementos que compõem o gás, o oxigênio e o carbono, são largamente encontrados na natureza e fundamentais para a vida na Terra.

A melhor maneira de se respirar é sim pelo nariz. A respiração nasal umidifica e aquece o ar, além disso, o nariz funciona como um filtro, pois purifica o ar e dificulta que impurezas entrem no organismo.

oxigênio

O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão.

O oxigênio captado pelo nosso sistema respiratório é levado para todas as nossas células e usado na fabricação de energia (respiração celular). No processo de fabricação de energia, é produzido gás carbônico, que depois é eliminado para fora do corpo também pelo sistema respiratório.