Qual o Antiflamatorio que tem menos efeitos colaterais?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

O anti-inflamatório ibuprofeno, que também possui atividade analgésica e antitérmica, não tem efeito colateral previsível.

O gingerol é o principal componente que faz do gengibre um dos melhores alimentos anti-inflamatórios. Muito utilizado para problemas digestivos e respiratórios, como gripes e resfriados, o gengibre pode ser consumido em forma de pó, pedaço e lascas.

O laboratório farmacêutico EMS anunciou o lançamento do Bexai, o primeiro anti-inflamatório com nanopartículas do Brasil, uma tecnologia inovadora de tratamento para a dor.

Alternativas. Alternativas a estes medicamentos incluem analgésicos comuns (paracetamol, Tylenol, dipirona, Novalgina, Lisador) e opióides (como por exemplo tramadol, Tramal ou Tylex).

Alguns médicos preferem o uso de analgésicos no tratamento de dores e febre, como a dipirona e o paracetamol, no lugar de anti-inflamatórios.

Em vez de buscar um medicamento antiinflamatório, aqui estão cinco alimentos calmantes que podem reduzir a inflamação e tornar a dor mais controlável.

  • Pimentas. Experimente adicionar pimenta à sua dieta se você sentir dores nas articulações. ...
  • Cúrcuma. ...
  • Alho. ...
  • Cerejas. ...
  • Salmão.

Pralívio 400mg, caixa com 10 cápsulas moles.

No caso dos analgésicos, o paracetamol, por exemplo, é seguro quando seu consumo não ultrapassa 3 g por dia.

O ácido acetilsalicílico (AAS), nimesulida, ibuprofeno, cetoprofeno, naproxeno, piroxicam, meloxicam e diclofenaco são os AINEs mais utilizados no Brasil.

As uvas contêm compostos vegetais com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. E mais: podem diminuir o risco de várias patologias, como doenças cardíacas e obesidade. Mirtilos, morangos, framboesas e amoras contêm fibras e antioxidantes com ação no combate a inflamações.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

O ômega-3 é uma forma de gordura encontrada em alimentos comuns (como salmão e atum), sendo conhecido por reduzir a inflamação no corpo.

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno ou o naproxeno, são comumente prescritos nesses casos. Esses medicamentos atuam reduzindo a produção de substâncias químicas responsáveis pela inflamação no corpo. Ao diminuir a inflamação, eles podem ajudar a aliviar a dor associada à distensão muscular.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

Como os outros anti-inflamatórios não esteroidais, a nimesulida deve ser usada com cuidado caso você tenha insuficiência cardíaca congestiva (mau funcionamento do coração), hipertensão (pressão alta), prejuízo da função renal, pois desta forma, pode acontecer uma redução no fluxo de sangue nos rins.

Priorizar nestes casos o uso de naproxeno, baseado nas evidências que dispomos até o momento.

Frutas vermelhas vermelhas como morango, amora, framboesa- Essas frutas são ricas em antocianina, que é um antiinflamatório natural. E a dieta mind, recomendada para prevenir demência recomenda elas na dieta. Abacate é rico e antioxidantes como vitamina E, que tem propriedades anti-inflamatórias.

Foi possível verificar que o nimesulide mostrou-se eficaz em reduzir de maneira significativa a dor pós-operatória (p<0,05) quando comparado aos pacientes tratados com cetoprofeno e diclofenaco.

Além disso, o chá verde é considerado um anti-inflamatório natural, podendo ser uma boa alternativa ao ibuprofeno.

Conclusões: A eficácia do cetoprofeno administrado por via oral no alívio da dor moderada a intensa e na melhora do estado funcional e do estado geral foi significativamente melhor do que a do ibuprofeno e/ou diclofenaco.