Qual o antidepressivo que não afeta o Coração?

Perguntado por: agalvao4 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

A classe de medicações mais segura e recomendada para o tratamento inicial é a dos inibidores da recaptação da serotonina (ex: fluoxetina, citalopram, sertralina). Isso quer dizer que essas medicações não possuem risco em pacientes cardiopatas? Possuem sim.

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são: Bupropiona. Mirtazapina. Trazodona.

Os medicamentos ISRS costumam não apresentar efeitos colaterais como os demais tipos de antidepressivos; porém, são mais ineficazes em casos de depressão profunda.

A classe de medicações mais segura e recomendada para o tratamento inicial é a dos inibidores da recaptação da serotonina (ex: fluoxetina, citalopram, sertralina). Isso quer dizer que essas medicações não possuem risco em pacientes cardiopatas? Possuem sim.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

O cloridrato de fluoxetina deve ser utilizado com precaução em pacientes com condições clínicas que predispõem a arritmias (alteração dos batimentos cardíacos) ou exposição aumentada à fluoxetina (por exemplo, mau funcionamento do fígado).

Uma variedade de medicamentos utilizados na prática diária pode causar ou exacerbar arritmias cardíacas (1). Dentre eles, estão antimicrobianos, psicotrópicos, anti-histamínicos e outros fármacos de uso frequente, como a domperidona (2).

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam.

Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

Um novo medicamento chamado Auvelity foi aprovado pela FDA para tratar o transtorno depressivo maior, prometendo resultados em uma semana. O medicamento é o primeiro deste tipo, recebendo a designação de terapia inovadora pela agência regulatória.

O NHS indica que a sertralina pode aumentar o ritmo cardíaco e que as pessoas com problemas de coração devem falar com o médico antes de tomar o fármaco, em especial aquelas que tomam medicação para esse problema.

Citalopram não é indicado para pacientes que nasceram ou tiveram algum episódio de ritmo cardíaco anormal.

Rivotril® é contraindicado a pacientes com hipersensibilidade conhecida a clonazepam ou a qualquer dos excipientes do medicamento e a pacientes com insuficiência respiratória grave ou comprometimento do fígado grave, pois os benzodiazepínicos podem levar à ocorrência de comprometimento do sistema nervoso secundário ao ...

Uma dose diária de AAS é frequentemente utilizada como prevenção de eventos cardiovasculares como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) em pacientes de risco.

Recomenda-se não fumar, alimentação saudável, atividade física regular, adesão aos tratamentos médicos (hipertensão, diabetes, dislipidemias) e enfrentamento positivo do estresse e depressão.

Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.

SSRI (Inibidor seletivo de recaptação de serotonina) Antidepressivos Atípicos. Antidepressivos tricíclicos (TCAs)

“A fluoxetina inibe seletivamente a recaptação do neurotransmissor serotonina, na região da comunicação entre um neurônio e outro. Isso favorece a neurotransmissão serotoninérgica e está associado, sim, a melhoria de sintomas tanto depressivos quanto de ansiedade”, afirma Henrique.