Qual o antidepressivo mais moderno no momento?

Perguntado por: aalegria . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Antidepressivos mais modernos

  • Inibidores de recaptação de noradrenalina-dopamina (por exemplo, a bupropiona)
  • Moduladores de serotonina (como mirtazapina e trazodona)
  • Inibidores de recaptação de serotonina-noradrenalina (como venlafaxina e duloxetina)

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina. Na outra ponta, os menos efetivos foram fluoxetina, citalopram, trazodona, clomipramina, desvenlafa- xina e reboxetina (veja mais no quadro ao lado).

Antidepressivos. Segundo levantamento da Close-up Internacional em fevereiro deste ano (2022) o antidepressivo mais vendido em unidades é o Velija.

Auvelity (dextrometorfano + bupropiona) é aprovado pela FDA
O medicamento é o primeiro deste tipo, recebendo a designação de terapia inovadora pela agência regulatória.

Já os antidepressivos com baixa probabilidade de causarem efeitos colaterais sexuais são: Bupropiona. Mirtazapina. Trazodona.

A Clomipramina é um dos antidepressivos tricíclicos com maior ação sedante.

Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.

O 5HTP é originário de uma planta, e simula a ação do triptofano, contribuindo para aumentar níveis de serotonina.

Diazepam (Valium); Lorazepam (Lorax); Clonazepam (Rivotril).

Para o paciente adulto, em termos de eficácia e custo, a amitriptilina é uma boa indicação. Também são bons os resultados de medicamentos como escitalopram e venlafaxina. Enquanto que para crianças e adolescentes, a fluoxetina é o tratamento preferencial.

Antidepressivos tem efeito sedativo
Na realidade alguns tipos de antidepressivos podem causar (mirtazapina, amitriptilina, trazodona e paroxetina, por exemplo) e outros não têm efeito sedativo (venlafaxina, sertralina, duloxetina).

É nesse ponto que entra a principal diferença entre Sertralina e Venlafaxina, por exemplo. Enquanto a Sertralina aumenta apenas os níveis de serotonina, a Venlafaxina aumenta além da serotonina, a noradrenalina podendo ainda aumentar em pequena quantidade a dopamina, conhecida também como 'hormônio da felicidade'.

O que é mais forte: fluoxetina ou sertralina? Esta pesquisa (em inglês) comparou os dois medicamentos e apontou que a sertralina é mais eficiente que a fluoxetina no tratamento da depressão.

Estes incluem o Prozac, Zoloft e Celexa. Esses medicamentos impedem os neurônios de sugar o neurotransmissor serotonina, permitindo que mais dessa substância química se movimente pelo cérebro.

SSRI (Inibidor seletivo de recaptação de serotonina) Antidepressivos Atípicos. Antidepressivos tricíclicos (TCAs)

O efeito antidepressivo ocorre pelos inibidores seletivos da recaptação da serotonina, que agem impedindo a retirada da serotonina da fenda sináptica, local onde esse neurotransmissor exerce suas ações. Desse modo, a serotonina permanece disponível por mais tempo, causando melhora no humor dos pacientes.

Velija® é um medicamento antidepressivo que age no sistema nervoso central (SNC) proporcionando a melhora de sintomas depressivos em pacientes com transtorno depressivo maior; sintomas dolorosos em pacientes com neuropatia diabética [doença que provoca lesão dos nervos devido aos altos níveis de glicose (açúcar) no ...

Afinal, a bupropiona atua nos receptores de dopamina, justamente o neurotransmissor liberado quando seu fuma. Nesse sentido, a bupropiona ajuda na ansiedade, pois a dopamina aumentada no cérebro pode sim causar a sensação de bem estar, o que reduziria a ansiedade para fumar.

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

Os sintomas podem incluir hipertemia, visão turva, pupilas dilatadas, sonolência, confusão, convulsões, taquicardia e parada cardíaca. Geralmente, os sintomas ocorrerem em até seis horas após a ingestão. A overdose por ADT pode ocorrer por acidente ou propositalmente.

Rivotril lidera vendas
Quando se observa quais os medicamentos que puxaram a alta das vendas em 2020, aparecem o clonazepam e o alprazolam, justamente os que têm uma participação histórica maior no consumo.