Qual o antidepressivo mais forte sertralina ou fluoxetina?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O que é mais forte: fluoxetina ou sertralina? Esta pesquisa (em inglês) comparou os dois medicamentos e apontou que a sertralina é mais eficiente que a fluoxetina no tratamento da depressão.

No quesito eficácia, os que alcançaram melhores performances foram a amitriptilina, mirta- zapina, duloxetina, venlafaxine e paroxetina.

Nada adianta um tratamento de alta eficácia que não será adotado pelo paciente. A agomelatina, citalopram, escitalopram, fluoxetina e sertralina possuem a maior aceitabilidade.

Fluoxetina. É um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, bulimia, disforia e outros. Ele aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor responsável pela regulagem do humor, bem-estar, sono, apetite, entre outras funções.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

Cloridrato de Sertralina: efeitos colaterais
Contudo, existe a possibilidade de o paciente apresentar alguns sintomas, sendo os efeitos colaterais mais comuns: Dor de cabeça. Tontura. Sensação de cansaço ou fraqueza.

SSRI (Inibidor seletivo de recaptação de serotonina) Antidepressivos Atípicos. Antidepressivos tricíclicos (TCAs)

Antidepressivos mais modernos

  • Inibidores de recaptação de noradrenalina-dopamina (por exemplo, a bupropiona)
  • Moduladores de serotonina (como mirtazapina e trazodona)
  • Inibidores de recaptação de serotonina-noradrenalina (como venlafaxina e duloxetina)

Entre os antidepressivos mais modernos estão aqueles que agem sobre dois sistemas de neurotransmissão ao mesmo tempo, a serotonina e a noradrenalina. São conhecidos como duais e costumam ser mais eficazes do que os que agem somente no sistema da serotonina.

O modo mais eficiente de tratar a depressão tem sido relacionado com uso de tricíclicos ou inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs).

Se você usar uma quantidade maior do que a indicada de cloridrato de sertralina é importante procurar um médico imediatamente e levar a embalagem do produto. Sintomas de superdose incluem sonolência, enjoo e vômito, aumento dos batimentos do coração, tremor, agitação e tontura.

Antidepressivos

  1. escitalopram.
  2. fluoxetina.
  3. sertralina.
  4. imipramina.
  5. paroxetina.
  6. venlafaxina.
  7. Ansiolíticos.

Os antidepressivos dessa classe mais populares são a fluoxetina, citalopram, paroxetina, sertralina, fluvoxamina e escitalopram.

O Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) está entre os dez motivos mais comuns de consultas médicas e atinge cerca de 264 milhões de pessoas no mundo todo. A característica principal desse transtorno é a preocupação excessiva.