Qual o anticoncepcional mais indicado para quem sofre de enxaqueca?

Perguntado por: ipimenta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 4 votos

Existem alguns novos anticoncepcionais que podemos utilizar com mais segurança nas pacientes que têm enxaqueca. Tanto as progesteronas mais antigas quanto as progesteronas de última geração, mesmo associadas a estrogênios, melhoram a resposta e diminuem o risco de uma mulher desenvolver trombose.

Estrogênio estimula o cérebro.
Mas mulheres que fazem terapia de reposição hormonal convencional (TRH) para menopausa costumam piorar. O estrogênio é um estimulante do sistema nervoso central (cérebro), e quem tem enxaqueca não se dá bem com estimulantes.

Minipílula: A minipílula ou pílula sem estrogênio possui somente progesterona. É a pílula indicada para mulheres que estão amamentando e querem evitar uma nova gravidez. Para essas mulheres, a pílula deve ser tomada todos os dias, sem interrupção.

No geral, os mais utilizados e com comprovação científica de eficácia são o Rizatriptano, Naratriptano e Sumatriptano. Atitudes diárias de prevenção: volto a recomendar o “conhecer a própria dor” através de um diário da enxaqueca.

Drospirenona: Yasmin, Yaz e Elani ciclo (que é ótimo para prevenir inchaço antes da menstruação) Clormadinona: Belara (que evita problemas de pele associados a anticoncepcionais) Dienogeste: Qlaira (que é ótimo para reduzir o fluxo menstrual)

O dr. Guilherme também costuma sugerir que a mulher aumente a ingestão de alimentos ricos em triptofanos, que ajudam a combater a cefaleia e a enxaqueca. São alimentos como cacau, chocolate amargo, castanha de caju, amêndoa, abacate, frutas secas, como uva passa, damasco e tâmara, banana, peixe e ovo.

A enxaqueca é afetada por níveis flutuantes de estrogênio com evidências de que ela suporta a "abstinência" de estrogênio como um gatilho para ataques menstruais de enxaqueca sem aura, enquanto altos níveis de estrogênio podem desencadear a aura de enxaqueca.

As dores de cabeça desse tipo possuem algumas características particulares que ajudam a identificá-lo e a diferenciar esse de outros tipos. Geralmente a cefaleia hormonal é intensa e dura todo o período menstruação, tornando-se mais forte em algumas fases desse ciclo. Essa progressão se repete mês após mês.

Os hormônios estrogênio e progesterona, desempenham papéis chaves em regular o ciclo menstrual e gravidez, podendo também afetar substâncias químicas relacionadas com dor de cabeça.

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona. Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette. Norestin.

Exemplo de pílulas com estrogênio natural são o Qlaira® e o Stezza®.

Quais métodos contraceptivos têm menos efeitos colaterais?

  • Camisinha (masculina e feminina).
  • DIU de cobre.
  • Capuz cervical.
  • Diafragma.
  • Esponja contraceptiva.

O tratamento consiste em uma injeção mensal do medicamento erenumab, que bloqueia uma proteína, a CGRP, que é relacionada às crises de enxaqueca.

Por isso, trouxemos 5 dicas que podem ajudar:

  1. Converse com seu médico. Por mais que pareça óbvio, com consulta vocês podem encontrar uma solução juntos. ...
  2. Mude a dieta. ...
  3. Tome suplementos. ...
  4. Procure aliviar o estresse. ...
  5. Mantenha-se hidratada.

No Brasil, existem 3 formulações diferentes de minipílula, cada uma com uma progestina diferente: Noretisterona 0,35 mcg (nomes comerciais: Norestin, Micronor). Desogestrel 0,075 mcg (nomes comerciais: Cerazette, Nactali, Juliet, Kelly). Linestrenol 0,5 mcg (nomes comerciais: Exluton).