Qual o antibiótico mais indicado para clamídia?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

O tratamento da clamídia é feito com o uso de antibióticos, como por exemplo azitromicina ou doxiciclina, receitados pelo médico conforme cada caso. Com o tratamento adequado é possível erradicar completamente a bactéria.

O tratamento de todos os contatos sexuais dentro dos últimos 60 dias deve ser feito com associação de ceftriaxona 500 mg, intramuscular E azitromicina 1 g, dose única OU a associação de ceftriaxona 500 mg, intramuscular E doxiciclina 100 mg, de 12/12 h, por 7 dias [1,2,7].

A doxiciclina é mais eficaz do que a azitromicina no tratamento da clamídia genital ou retal e deve ser considerada uma opção de tratamento de primeira linha para mulheres e homens com clamídia.

Gynopac tem ação efetiva na eliminação dos germes mais frequentemente encontrados nas infecções da vulva (região externa dos genitais femininos) e da vagina, isoladamente ou associados: Candida albicans (um tipo de fungo), Trichomonas vaginalis (um protozoário) e Gardnerella vaginalis (bactéria).

Posologia – Como tomar
O medicamento deve ser tomado apenas uma vez por dia.

Se a clamídia não for tratada, os sintomas costumam desaparecer naturalmente dentro de algumas semanas. No entanto, as consequências no longo prazo podem ser graves, sobretudo para as mulheres.

O período de incubação da clamídia é de aproximadamente 15 dias, fase em que é possível o contágio. A infecção pode ser assintomática.

Como é o tratamento da clamídia? O tratamento para a clamídia é feito com o uso de antibióticos no intervalo de 5 a 10 dias. Outra recomendação comum é suspender as relações sexuais durante o período.

Sintomas da clamídia

  1. Secreções genitais com cor e odor alterados;
  2. Inchaço e dor testicular;
  3. Secreção anal;
  4. Hipersensibilidade genital;
  5. Dispareunia (dor durante as relações sexuais);
  6. Disúria (dor ao urinar);

No entanto, é importante lembrar que a automedicação não é indicada e que esse remédio só deve ser tomado sob orientação e supervisão do dentista ou do médico. A dose recomendada de azitromicina para o tratamento de infecções dentárias é geralmente de 500 mg, uma vez ao dia, por um período de 3 a 5 dias.

PCR (reação em cadeia da polimerase)

Azitromicina em dose única é o antibiótico mais prescrito contra a clamídia. Uma alternativa é usar Doxiciclina 100 mg 2 vezes por dias por 7 dias. Portanto, o esquema clássico para o tratamento de uretrites com corrimento é Ceftriaxona + Azitromicina em dose única.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Esta pode ser provocada pelas bactérias causadoras de gonorréia e clamídia. O principal sintoma costuma ser cheiro de "peixe podre", especialmente após a relação sexual e no final da menstruação.

O que é clamídia? A clamídia é uma infecção ginecológica por bactéria que é transmitida na relação sexual, ocupa a vagina e o colo do útero de forma bastante silenciosa, podendo não ter nenhuma manifestação clínica ou apenas uma secreção vaginal aumentada (leucorreia).

O tratamento da clamídia é simples, feito com administração de antibióticos. A azitromicina em dose única de 1 grama é o antibiótico mais prescrito. O paciente infectado deve ficar por pelo menos 7 dias sem atividade sexual após o início do tratamento (leia: Azitromicina: indicações, doses e efeitos colaterais).