Qual o antibiótico mais forte para cistite?

Perguntado por: rreis . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Os principais antibacterianos indicados para o tratamento da cistite são ciprofloxacina, norfloxacina, amoxacilina e, sulfametoxazol com trimetropina.

O tratamento da cistite varia de acordo com a causa do problema. Porém, em todos os tipos, é recomendado a ingestão de líquidos e urinar com frequência. Seria como uma tentativa de “lavar” a bexiga. Infecção bacteriana: os antibióticos são a primeira linha de tratamento da cistite quando ela é causada por bactérias.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

No entanto, existem opções de remédios para infecção urinária que não precisam de receita médica, como o suplemento de cranberry, por exemplo, que possui ação antioxidante e ajuda a impedir a proliferação das bactérias nas vias urinárias.

Gino-Canesten® creme vaginal é um medicamento utilizado para tratar infecções da vagina causadas por fungos. A substância ativa, clotrimazol, inibe o crescimento e a multiplicação das células dos fungos e de algumas bactérias.

Este medicamento é efetivo contra infecções dermatológicas, respiratórias, gastrintestinais, do trato urinário, renais e genitais - tanto para homens, quanto para mulheres. Bactrim F é capaz de matar as bactérias que causam as infecções e combater a sua multiplicação desde a primeira dose.

O tratamento para infecção urinária normalmente é feito com o uso de antibióticos receitados por um médico, como Ciprofloxacino ou Fosfomicina, para combater o excesso de bactérias, como Escherichia coli, que podem estar causando a infecção.

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

O tratamento para a cistite deve ser recomendado pelo médico de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, podendo ser indicado o uso de antibióticos como Ciprofloxacino, Amoxicilina ou Doxiciclina, que deve ser usado de acordo com a indicação do médico.

Não. A nimesulida é um antiinflamatório não esteroidal, classe de medicação que trata dores e inflamações. A infecção do trato urinário é uma condição causada, na maioria das vezes, por bactérias. O seu tratamento envolve o uso de antibióticos.

O tratamento para a cistite consiste no uso de antibióticos, antiespasmódicos, analgésicos e antissépticos, os quais devem ser prescritos pelo urologista.

Uma cistite mal tratada pode ocorrer problemas como a migração das bactérias da bexiga para os rins (pielonefrite) tornando o caso mais grave. Quando atingem os rins, surgem sintomas como febre, dor lombar intensa e vômitos.

Ardor ao urinar (disúria) Dores nas costas e no baixo ventre; Sangue na urina nos casos mais graves. Sensação de não esvaziamento da bexiga (tenesmo vesical).

A cistite intersticial se confunde com as infecções urinárias causadas por bactérias (causa mais frequente de cistite), por acometer o sistema urinário inferior. Os principais sintomas se dão pela irritação ou inflamação da parede da bexiga, sendo a doença também chamada de Síndrome da Bexiga Dolorosa.

A azitromicina não é indicada para tratar a infecção urinária. Apesar de ser um antibiótico, a azitromicina é indicada para o tratamento de outras infecções: Trato respiratório superior, como sinusites e dores de garganta (faringites e tonsilites);

Cistite é uma infecção e/ou inflamação da bexiga. Em geral, é causada pela bactéria Escherichia coli, presente no intestino e importante para a digestão. No trato urinário, porém, essa bactéria pode infectar a uretra (uretrite), a bexiga (cistite) ou os rins (pielonefrite).

Para tratar e curar infecções do trato urinário rapidamente, adicione uma colher (chá) de bicarbonato de sódio em um copo de água filtrada e beba uma vez por dia com o estômago vazio. Você pode, também, misturar meia colher (chá) de bicarbonato em um copo de água e beber duas vezes por dia com o estômago vazio.

Diversos fatores de risco para ocorrência de cistites recorrentes foram identificados em estudos clínicos, incluindo aumento da frequência de relações sexuais e uso de agentes espermicidas, diabetes mellitus, presença de bexiga caída (prolapso genital), retenção de urina ou incontinência urinária e menopausa.

As infecções urinárias estão cada vez mais resistentes a ciprofloxacino. Necessita fazer uma "urocultura com antibiograma", que é um exame de urina onde o tipo de bactéria é identificado, bem como o antibiótico que acaba com a infecção, desse modo guiando a mudança de tratamento.

A azitromicina tornou-se um antibiótico muito popular devido à sua confortável posologia, que costuma ser de apenas 1 comprimido diário por 3 a 5 dias. Há infecções, inclusive, que podem ser tratadas com uma dose única desse antibiótico.