Qual o anti-inflamatório que não faz mal para o coração?

Perguntado por: ateles . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Existem estudos demonstrando que o AINE não seletivo naproxeno ou o AINE seletivo COX-2 celecoxibe podem ter o melhor perfil de segurança em pacientes de alto risco.

AINEs como ibuprofeno, cetoprofeno e naproxeno são menos agressivos para o estômago do que a aspirina, embora poucos estudos tenham comparado esses medicamentos. Assim como o ácido acetilsalicílico, esses medicamentos também podem causar problemas gástricos, úlceras e hemorragia gastrointestinal.

Como os outros anti-inflamatórios não esteroidais, a nimesulida deve ser usada com cuidado caso você tenha hipertensão (pressão alta), insuficiência cardíaca congestiva (mau funcionamento do coração) ou prejuízo da função renal, pois, desta forma, pode acontecer uma redução no fluxo de sangue nos rins.

TYLENOL®, analgésico seguro para cardíacos em uso de ácido acetilsalicílico. Referências: 1. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/doencas-cardiovasculares.

Na bula, também consta que o diclofenaco não é recomendado a pessoas que tenham doença cardiovascular estabelecida (insuficiência cardíaca congestiva, doença cardíaca isquêmica, doença arterial periférica) ou hipertensão não controlada.

Antiepilépticos e antidepressivos: Dentre os antiepilépticos e antidepressivos, os medicamentos antidepressivos tricíclicos, o citalopram, a carbamazepina e a pregabalina apresentam potencial de indução de IC aguda e devem ser evitados.

O laboratório farmacêutico EMS anunciou o lançamento do Bexai, o primeiro anti-inflamatório com nanopartículas do Brasil, uma tecnologia inovadora de tratamento para a dor.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

O importante é saber que o ideal é evitar por completo essa classe de medicação em pacientes com risco cardiovascular aumentado e não tomar anti-inflamatório sem a orientação de um prescritor para avaliar o risco envolvido.

Também devido à orfenadrina, DORFLEX® deve ser utilizado com cautela em pacientes com taquicardia, arritmias cardíacas, insuficiência coronária ou descompensação cardíaca. Em pacientes com deficiência de protrombina, a dipirona sódica pode agravar a tendência à hemorragia.

Torsilax está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta).

A dipirona só deve ser utilizada sob cuidadoso monitoramento hemodinâmico em pacientes nos quais a diminuição da pressão sanguínea deve ser evitada, tais como pacientes com doença cardíaca coronariana grave (doença grave no coração) ou obstrução dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.

Nós, cardiologistas, prescrevemos a dipirona até mesmo para pacientes que acabaram de sofrer um infarto, pois esse medicamento é relativamente seguro ao paciente cardiopata” Explica Dr.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência do coração, do fígado ou dos rins severas, pacientes com histórico de reações de hipersensibilidade ao cetoprofeno, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios não esteroidais - AINEs e por pacientes que já tiveram ou têm úlcera ...

"A recomendação das autoridades é evitar anti-inflamatórios, como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico (AAS), a aspirina. Em troca, preferir a dipirona e o paracetamol", explicou Urbano.

TANDRILAX está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta).

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência cardíaca grave. Exclusivo Voltaren e Voltaren Retard: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.