Qual o ano mais difícil de um relacionamento?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

O primeiro ano de convivência é indubitavelmente o mais desafiador. De convivência! Não vale para aqueles encontros esporádicos, ou para aqueles relacionamentos em que a gente se encontra cheirosinho e bem disposto, ou de pijama e dengoso e passa um final de semana de amor apaixonado com o outro.

É uma fase que pode durar no máximo dois anos. Após este período, pode ter dois caminhos: ou o relacionamento acaba ou transforma-se em amor. O amor é a fase onde a visão do parceiro mostra-se real e não idealizada como na paixão.

“Esta crise trazida por Saturno, a cada sete anos, pode ser disparada por fatores externos (relocação de um dos cônjuges, dificuldades familiares que exigem dedicação de uma das partes, dificuldades financeiras, etc.)

Comparando as estatísticas de diversas pessoas e separando as informações por sexo, faixa etária e data, a equipe diagnosticou: junho é o pior mês do ano para os casais apaixonados.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

3. Desgaste, grosseria, desprezo e negatividade. Então, quando tudo é motivo para brigas, ao passo que vocês se tratam de maneira grosseira ou com desprezo, viverem jogando farpas um para o outro, bem como não tendo mais nada legal para falar sobre o relacionamento, só existe uma solução: se divorciar.

“A paixão, segundo os estudos clínicos, dura no máximo dois anos. Muitos casais atuais não resistem depois disso”, pontua. Conforme a psicóloga Ana Carolina Furquim Bertoni, a crise mais comum é a dos sete anos.

RIO — Logo após o fim de um relacionamento, as mulheres são as mais atingidas. Mas a longo prazo, os homens sofrem mais. E eles podem nunca superar a dor de uma separação. Esse foi o resultado do estudo realizado por Craig Morris, um pesquisador associado da Universidade de Binghamton.

Amor tem 5 fases, mas casais desistem na metade, diz psicólogo

  • fase - Paixão. Essa é a parte mais envolvente do relacionamento. ...
  • fase - Comprometimento. Nesse momento, a relação ganha a sensação de solidez e calmaria. ...
  • fase - Desilusão. ...
  • fase - Amor real. ...
  • fase - Transformação.

Falta de intimidade
Esse é um dos fatores determinantes para que surja o interesse de um dos cônjuges por outras pessoas, o que pode levar a traição, atitude que cada vez mais destrói casamentos.

Esta idade é um momento de incertezas, afinal há uma mudança brusca de vida, é hora de tomar decisões, sair de uma fase em que tudo vinha até você, para outra em que você precisa saber para qual lado quer ir, como: em que trabalhar, se vai casar, se vai morar com os pais por muitos anos ou vai morar sozinha, entre ...

3ª fase do casamento: A Crise
Essa é uma das fases do casamento mais crítica, em que grande parte dos casais se separa. Ou, pelo contrário, os que conseguem passar por ela, reafirmam o casamento porque nessa fase acontece um desencantamento natural decorrente do desgaste da rotina do casal.

Um tempo pode durar uns dias, algumas semanas ou até mais de mês. Se acaba durando muito, já pode ser oficializado o término. Alguns também adotam esse tempo como uma relação aberta e chegam até a se envolver com outras pessoas. O importante é dar um tempo sempre, sem ser um “tempo” oficial.

Você deve insistir em um relacionamento até onde acreditar que ele pode dar certo, respeitando sempre seu amor próprio. Pois se você refletir e chegar a conclusão que está em uma relação onde não há reciprocidade, respeito, crescimento e admiração entre ambos, está na hora de partir para outra.